Quando se pensa em um treinamento com exercícios, logo vem à mente o desejo de um corpo mais bonito, emagrecimento, mais força e saúde. O treinamento funcional, porém, vai muito além, pois tem outros objetivos muito benéficos para o corpo humano.

 

Ao contrário do que se possa imaginar, o treinamento funcional não trabalha só os músculos, mas também os movimentos, ajudando muito quem está com limitação em algum membro, seja por lesão ou de nascença. 

 

Há quem já era praticante de exercícios físicos e, após um acidente, acha que deve parar de realizá-los para não prejudicar mais a lesão. Nesses quadros, o treinamento funcional é uma ótima prática que contribui para a melhora do paciente.

 

Em 2016, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), em publicação no Diário Oficial, esclareceu que o treinamento funcional busca o desenvolvimento de capacidades, prevenção e reabilitação de lesões e até mesmo desequilíbrios corporais, corrigindo padrões de movimento e postura.

 

Veja quais os benefícios do treinamento funcional para prevenção e reabilitação de lesões:

 

– Integração dos movimentos do corpo

– Aumento da força

– Melhora do desempenho para atividades da vida diária

– Maior flexibilidade corporal

– Funcionalidade unilateral dos membros superiores e inferiores

– Melhora do equilíbrio muscular 

– Melhora da postura

– Melhora da estabilidade articular

– Desenvolvimento da consciência corporal

– Melhora da coordenação motora

– Melhora da resistência cardiorrespiratória e muscular

– Melhora da flexibilidade

– Ganho no condicionamento físico

– Fortalecimento do core (músculos da região abdominal, lombar e pélvica)

 

O treinamento funcional pode ser indicado para todas as faixas etárias, sempre sendo adaptado de acordo com a idade, os objetivos e as limitações do paciente. E, claro, acompanhado sempre de um profissional da área.

 

Pós-Graduação em Reabilitação de Lesões e Doenças Musculoesqueléticas

 

A Estácio oferece um curso completo e de excelência para especializar profissionais de educação física e outras áreas da saúde em Reabilitação de Lesões e Doenças Musculoesqueléticas, tornando-os aptos a promover mais qualidade de vida a seus pacientes e destacando seu currículo no mercado.

 

Conheça um pouco mais aqui.