Segundo os dados relatados no documento divulgado pela UNESCO, os profissionais do ensino formam o 3º grupo de trabalhadores mais numeroso do país, apenas precedidos pelos escriturários e trabalhadores do setor de serviços. Comparado a estes outros profissionais, os professores são os que possuem o mais alto nível de instrução (conclusão de médio e superior) e características mais homogêneas.
 
Sendo assim, escriturários são 15,2 % da força de trabalho; empregados do setor de serviços 14,9%; docentes 8,4%;  e empregados da construção civil e indústrias extrativas são relativos a 4%.
 
Outras informações dão conta de que o poder público é responsável por 83% dos empregos do magistério. Destes, 77,6% estão na educação básica. 
 
As mulheres ocupam 77% dos postos de trabalho, o que tem também óbvias implicações de gênero, nem sempre devidamente aprofundadas nos estudos da área.
 
Refletindo sobre a profissão 
 
Ter bons educadores e educadoras é dever do Estado e direito da sociedade quando o assunto é tratar a educação com o olhar que ela merece. Mas o que se vê são baixos salários e greves recorrentes, já que os profissionais buscam justamente isto: uma renda mensal equivalente ao esforço e à dedicação com que exercem suas atividades cotidianas em escolas, universidades e instituições de ensino Brasil afora. 
 
Em alguns estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná, o parcelamento do salário dos servidores já está acontecendo, além da retomada do pacote de cortes do governo por parte da Assembleia e a falta de investimentos em educação. 
 
Este panorama que beira ao caos atualmente só será modificado quando o poder público prestar a devida atenção ao caminho que é traçado pela educação brasileira.
 
É preciso enxergar além para que o futuro de jovens e crianças esteja garantido desde o aprendizado na infância. Mais do que isso, para que novos profissionais de ensino sigam esta carreira, buscando especializações e formando uma história de sucesso, que é decisiva também no que diz respeito aos rumos do futuro do país. 
__________________________________________________________
 
Conheça mais sobre os cursos de Pós em Educação ofertados pela Estácio!