A base deste tipo de psicologia é a noção de que um local de trabalho é uma estrutura social complexa. Os empregadores não podem tratar o local de trabalho como uma linha de produção impessoal se eles quiserem que metas estabelecidas sejam cumpridas, porque as mudanças comportamentais dos funcionários podem afetar a produtividade, se não forem consideradas e tratadas corretamente. Em vez disso, os empregadores são incentivados a levar em conta a forma como as pessoas trabalham tanto individualmente como em grupos. A ideia central deste tipo de psicologia é que as pessoas que sentem que estão igualmente envolvidas no processo de uma corporação e nos objetivos finais irão trabalhar com maior garra.
O psicólogo organizacional geralmente combina o que ele analisa sobre o comportamento dos indivíduos no local de trabalho com essa atmosfera, a fim de chegar a formas personalizadas para tornar o ambiente mais confortável e motivacional. Se os gerentes ou funcionários têm todos os problemas específicos com o local de trabalho, o psicólogo realizará um trabalho de grupo para chegar a soluções. Todo um grupo trabalhando junto pode fazer com que todos se sintam iguais e, assim, sintam-se mais envolvidos no sucesso do trabalho.
O gestor também pode contratar um psicólogo organizacional como consultor em treinamentos. O psicólogo pode orientar os gerentes sobre os melhores métodos a serem usados para ensinar efetivamente novos processos a empregados. Ele pode, também, determinar se outros tipos de treinamento podem ajudar a fazer um trabalho mais eficiente e auxiliar a administração a alcançar os objetivos da empresa.
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