A análise SWOT é uma das várias ferramentas de planejamento estratégico que são utilizadas por empresas e outras organizações para garantir que há um objetivo claro e definido para o projeto ou empreendimento, e que todos os fatores relacionados com o esforço, tanto positivos quanto negativos, são identificados e abordados. Para realizar essa tarefa , o processo envolve quatro áreas de análise: pontos fortes (S de Strenghts – força em inglês), pontos fracos (W de Weaknesses), oportunidades (O de Opportunities) e ameaças (T de Threats). Note-se que, ao identificar e classificar os fatores relevantes, o foco não é apenas em questões internas, mas também componentes externos que poderiam afetar o sucesso do projeto.

Os pontos fortes são atributos ou características dentro da organização que são considerados importantes para a execução e sucesso final do projeto. Exemplos que são frequentemente citados incluem a gestão experiente, o estado das instalações de produção de arte, e uma linha de lucro sólido já em vigor.

As fraquezas tem a ver com fatores internos que poderiam impedir a realização de um bom resultado para o projeto. Fatores como um fraco sistema de comunicação interna, níveis de rivalidade entre os departamentos, a falta de matérias-primas e financiamento inadequado para o projeto são frequentemente citados como pontos fracos que podem ameaçar a desandar um projeto antes mesmo de começar.

A terceira classificação dos fatores na análise SWOT é de Oportunidades. Esta classificação tem a ver com os elementos externos que serão úteis para alcançar as metas estabelecidas para o projeto. Fatores desse tipo poderiam ser a percepção positiva da empresa pelo público em geral, uma rede de fornecedores que estão dispostos a trabalhar com a empresa para alcançar o sucesso com o projeto, e as condições de mercado que ajudarão a tornar o projeto desejável para o mercado em geral, ou, pelo menos, um segmento significativo.

Por último, o componente essencial final é Ameaça. Aqui, os fatores externos que possam ameaçar o sucesso do empreendimento ou projeto são listados e analisados. Entre as possíveis ameaças que serão fundamentais para qualquer análise é uma imagem negativa do público, a falta de fornecedores que podem fornecer matérias-primas para o projeto, e não possuir mercado pronto para o produto final do projeto.

O propósito da análise SWOT como ferramenta de planejamento estratégico é juntar essa lista de fatores relevantes, e , em seguida, procurar respostas para quatro perguntas essenciais. Os quatro pontos básicos ponderam sobre como usar cada força, como combater cada fraqueza, como explorar cada oportunidade, e como se defender ou eliminar cada ameaça .