Osteoporose:  A doença do osso poroso resulta de uma diminuição de cálcio nos ossos tornando-os frágeis e mais fáceis de quebrar. Esta condição geralmente afeta indivíduos com mais de 50 anos de idade, podendo ser prevenida ou melhorada por uma dieta rica em vitaminas, exercícios e tratamento adequado.

Todos nós devemos ter o cuidado de reduzir o nosso risco para a osteoporose, porém, alguns fatores estão fora de nosso controle. As mulheres são mais afetadas que os homens, e os brancos e asiáticos mais do que os latinos e negros , devido à genética . Além disso, alguns medicamentos interferem na saúde dos ossos, e os indivíduos em tratamento de algumas doenças podem estar propensos à osteoporose.

No entanto, uma dieta rica em cálcio e vitamina D, com uma abundância de exercício ao ar livre, promove a saúde dos ossos . O cálcio pode ser encontrado naturalmente em peixes, leite e derivados e vegetais verde-escuros . Um suplemento diário irá assegurar a sua ingestão e atende às necessidades dietéticas.

Até cerca de 30 anos, os nossos ossos são muito fortes e flexíveis. Isto é porque nós substituímos mais tecido ósseo do que retiramos no processo de reabsorção. Temos abundância de cálcio para a força e colágeno para a flexibilidade. Na meia-idade, nosso corpo perde a batalha contra a reabsorção e remodelação óssea – começa a enfraquecer o tecido.

A osteoporose pode ser diagnosticada neste momento por um reumatologista. Este profissional da área médica solicita um tipo especial de raio-X para aferir a densidade mineral óssea. 

O dano de fraturas causadas pela osteoporose inclui hospitalização prolongada, mobilidade reduzida, ou invalidez permanente. A coluna vertebral, quadris e pulsos são mais propensos a quebrar enquanto vão perdendo massa e tornam-se frágeis. É muito importante, uma vez diagnosticada, evitar atividades de risco que possam causar uma queda.