Antropologia é o estudo e análise científica dos seres humanos e da humanidade. Os antropólogos procuram entender todas as culturas do mundo, os costumes, artefatos, conhecimentos, hábitos, história , ou seja, tudo aquilo que de alguma forma colabora com a história da humanidade. Ela surgiu como uma disciplina acadêmica distinta, na Inglaterra e na América no final do século 19 e início do século 20, e se desenvolveu principalmente na área de história natural, no início e, desde então tem agregado outras áreas como arqueologia, paleontologia, biologia, psicologia, ciências humanas, ciências sociais.
A antropologia é composta por quatro domínios estreitamente inter-relacionados. O primeiro é a antropologia biológica ou física, que simplesmente tenta entender o ser humano como um organismo vivo. Genética populacional e primatologia tem grande importância nesse contexto. O segundo, e maior campo, é a antropologia sociocultural, envolvendo estudos de campo comparando milhares de padrões sociais ou culturais, muitas vezes se assmelhando a certas partes da psicologia e da sociologia. O terceiro é a antropologia linguística, que incide sobre a linguagem, incluindo sua história e muitos ramos complexos. O quarto campo é a arqueologia, que visa a escavar artefatos, ossos e outras pistas para descobrir sobre como as pessoas viviam em culturas passadas.
Pessoas que estão interessadas em uma carreira de antropologia podem escolher entre uma série de programas de graduação e pós-graduação em antropologia. Perseguir um doutorado é comum para as pessoas que estão seriamente interessadas neste campo, pois isso vai oferecer mais oportunidades de emprego e de pesquisa. Há sempre espaço para mais pesquisadores na área enorme e diversificada no âmbito das ciências sociais, especialmente quando as pessoas trazem novas idéias, inovadoras e exclusivas.