Astigmatismo é uma condição visual comum, sendo que seu portador possui a córnea ou o cristalino com um formato irregular, causando um erro de refração, tornando a visão distorcida. A maioria das pessoas têm algum nível de astigmatismo, e que muitas vezes não requer tratamento. No entanto, quando há uma quantidade elevada de curvatura, o tratamento pode ser necessário.

Para compreender como o astigmatismo funciona, deve considerar o olho em seu formato natural, como uma esfera. Com esta forma, o olho refrata a luz de maneira uniforme, e como resultado, se obtêm uma visão clara. No entanto, uma pessoa com astigmatismo, tem maior probabilidade de ter um olho em forma oval. Com esta forma, a luz que entra é refratada de forma desigual, e a visão é obstruída.

Para uma pessoa com astigmatismo, os objetos podem aparecer borrados, não importa o quão perto ou longe eles estiverem. Uma pessoa com essa condição pode sentir dores de cabeça e fadiga ocular. Muitas vezes, o astigmatismo é encontrando junto a outros tipos de problemas de visão, como a miopia ou hipermetropia.

O nível de astigmatismo pode aumentar ao longo do tempo, e por esta razão, exames oftalmológicos anuais por oftalmologista são recomendados. O tratamento pode variar, dependendo da quantidade de astigmatismo de uma pessoa. Uma pessoa com apenas uma ligeira curvatura da córnea pode chegar a não precisar de lentes corretivas. No entanto, uma pessoa com uma quantidade significativa de astigmatismo provavelmente vai precisar de lentes corretivas, que podem ser tanto óculos, quanto lentes de contato.