A crioterapia é uma forma de tratamento em que o corpo é submetido a temperaturas muito baixas, a fim de promover a diminuição da inflamação dos tecidos, musculares e articulações do corpo. Normalmente, no tratamento de crioterapia é usado o gelo em uma banheira, onde o paciente permanece por alguns minutos, esse processo faz com que o corpo tenha uma ganho pela diminuição da dor e espasmos musculares, além de reduzir o inchaço das lesões. Os profissionais da áreas de Educação Física e Fisioterapia cada vez mais utilizam dessa prática com os atletas de diferentes esportes, fazendo com que o corpo do profissional do esporte se recupere mais rapidamente.

Como é feita a Crioterapia?

O tratamento de crioterapia funciona através da redução da temperatura da pele do corpo, onde a mudança tem que ser feita drasticamente e durante dez à vinte minutos, no máximo. É necessário o cuidado na utilização do gelo como meio de resfriamento do corpo, pois ele poderá acabar queimando a pele. O professor Newton Nunes, dos cursos de Pós em Educação Física, sugere que os gelos tem que ser envolvidos em um saco plásticos, copos e uma banheira com água ao seu redor. O uso da técnica é feito após a prática do exercícios desgastantes dos atletas, em até duas horas.

Essa redução dramática na temperatura do corpo provoca a liberação de uma súbita explosão de adrenalina, dando um impulso imediato para o sistema imunológico do corpo. Esta melhora do sistema imunológico podem durar dias ou mesmo semanas após o tratamento.

Quais são os benefícios da Crioterapia?


Os benefícios relatados de crioterapia incluem:

– Circulação melhorada;
– Melhora no metabolismo;
– Desintoxicação da pele;
– Os sistemas de fígado e nódulos linfáticos;
– A cicatrização acelerada;
– A reparação celular e do tecido;
– A melhoria da função imunitária.

A crioterapia pode promover a regeneração muscular mais rapidamente de lesões e recuperação mais rápida da fadiga. Todos estes benefícios de cura são possíveis, além de ser mais acessível em preço e menos invasivo que o tratamento com remédios, não causando nenhum efeito colateral. A crioterapia é cada vez mais oferecida em clínicas de fisioterapia, clubes esportivos e até em spas.

Em adição a estes benefícios para a saúde, crioterapia, também pode ajudar a reduzir a dor, os sinais e sintomas de artrite, tendinite, fibromialgia, enxaqueca e psoríase. Alguns analises e pesquisas afirmam que o tratamento com gelo pode aumentar a resistência, velocidade e força, resultam em melhor tom de pele, redução de celulite, menos insônia e um sono melhor, os níveis mais baixos de estresse e menores níveis de ansiedade e depressão.