Ter o quadro depressivo não é apenas se sentir para baixo por um ou dois dias. O quadro é alarmante quando vemos uma pessoa com sintomas citados acima, pelo menos por duas ou mais semanas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 17 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de depressão, sendo que 75% deles não recebem o tratamento adequado. A boa notícia é que, quando a doença é percebida no começo e tratada com os devidos cuidados, o paciente consegue uma recuperação mais significativa.
O que causa a depressão?
Muitas vezes, as pessoas pensam que “ficar deprimido” seja porque algo especifico aconteceu em sua vida e que foi fundamental para causar a depressão, como por exemplo, um término de relacionamento, estresse no trabalho ou ir mal nos resultados da escola ou faculdade. No entanto, geralmente um determinado fato não é uma razão para o desenvolvimento de uma depressão. Especialistas ligados a organização mundial de saúde afirmam que a combinação de vários fatores colocam as pessoas em risco de desenvolver depressão, isso levando em consideração que suas causas podem variar de pessoa para pessoa.
Às vezes, um momento difícil em sua vida pode desencadear depressão, por vezes, é causada por uma combinação de coisas que se acumularam ao longo do tempo.Uma experiência difícil, como a perda de alguém querido, pode levar à depressão ou pode torná-lo mais propenso a ter depressão.
Outras coisas negativas podem aumentar a chance de ter depressão, como por exemplo:
- Abusos sexuais na infância;
- Ter um mal relacionamento com os familiares;
- Histórico familiar;
- Doença mental;
- Separação ou divórcio;
- Baixa autoestima;
- Não lidar com problemas;
- Estresse
- Situação financeira.
Às vezes, a depressão ocorre sem nenhuma razão óbvia. Independentemente do que causa a depressão, é uma doença real. Se você tem depressão, você precisa de tratamento junto ao psicólogo.