O que é salmonela ou salmonelose?


Postado:


O que é salmonela ou salmonelose?

Salmonelose é um tipo de intoxicação alimentar causada pela bactéria Salmonella enterica. A manifestação dessa bactéria é mais comum em temperaturas quentes ou em regiões tropicais e subtropicais. Em crianças, pessoas com deficiência e idosos a Salmonelose é mais comum e a chance da infecção ser grave também é maior.

O que causa a salmonelose?

Você pode obter a salmonelose pela ingestão de alimentos contaminados com salmonela. Isso pode acontecer das seguintes formas:

- O alimento pode ser contaminado durante o seu processamento ou durante a manipulação dos alimentos;

- Os alimentos podem ser contaminados pelas mãos sujas de um manipulador ou pelo contato com outros alimentos infectados. Uma causa frequente é um manipulador de alimentos que não lava suas mãos com sabão após usar o banheiro;

- Salmonella também pode ser encontrada nas fezes de alguns animais de estimação, especialmente quando eles estão com diarreia. Você pode ser infectado se você não lavar as mãos após o contato com essas fezes. As vezes um simples pegar no colo e não se higienizar após pode ocasionar o infectamento;

- Os répteis, pintinhos e pequenos roedores, como hamsters são particularmente susceptíveis de transportar Salmonella. Você deve sempre lavar as mãos imediatamente após manusear um desses animais, mesmo que o animal seja saudável. Nesse caso, os adultos representados pelos pais, familiares e professores, deverão orientar as crianças para que lavem as mãos após manusear répteis, tartarugas, pintos e pequenos roedores;

- Alimentos como carne, frango, leite e ovos são frequentemente infectados com a bactéria da salmonela. Quando for manusear esses alimentos sempre faça de maneira separada e tenha certeza do cozimento ideal. Os vegetais também podem ser contaminadas, porém, é mais fácil de identificar pelo mal cheiro e por não apresentar uma cara boa.

Quais são os sintomas da salmonelose?

Os sintomas da salmonelose incluem diarreia, febre e cólicas abdominais. O desenvolvimento da bactéria é dado a partir de 12 e até 72 horas após a infecção, e a doença geralmente dura de 4 a 7 dias. A maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Mas diarreia e desidratação podem ser tão graves ao ponto de se tornar necessário ir para o hospital. Os idosos, crianças e aqueles que têm o sistema imunológico prejudicado estão em maior risco e deverão procurar um médico, ao constatar os primeiros sinais.


Um pequeno número de pessoas que já foi infectada pela salmonelose desenvolveu a síndrome de Reiter, uma doença que pode durar meses ou anos, podendo levar a uma artrite crônica.

Como é a salmonelose é diagnosticada?

A salmonelose é diagnosticada com base no histórico médico do paciente e um exame físico. O médico irá fazer algumas perguntas sobre os sintomas, alimentos que você tenha comido recentemente, sobre o seu trabalho e sobre o seu ambiente familiar. O recolhimento de fezes e sangue pode ser feito para confirmar o diagnóstico.

Como é tratado?

O tratamento contra salmonelose é gerenciado pela hidratação do paciente, tendo que beber água constantemente. Isso tudo, por conta da desidratação causada pela diarreia. Em alguns casos mais graves a salmonela pode infecionar outros órgãos além do intestino, sendo assim necessário o uso de antibióticos.

Caso você um dia venha se sentir assim procure se hidratar e caso o seu quadro de saúde não melhore, procure um médico.

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020