O termo empowerment de origem da língua inglesa significa em português “empoderar” ou dar poder. Essa ferramenta é muito utilizada nas empresas para permitir que o colaborador tenha mais autonomia para executar e decidir ações imediatas.

Quando falamos em autonomia, lembramos do texto sobre “delegar função“, onde o líder precisa passar aos seus colaboradores algumas tarefas e responsabilidades. No empowerment não é diferente, o capital humano significa o maior valor da empresa, no qual a ferramenta tem como objetivo preparar características de desempenho dos processos e agilizar a tomada de decisão. O colaborador nesse caso tem mais responsabilidade do que no caso da delegação de tarefa, a ideia é que ele participe de mais de uma tarefa e seja responsável pela decisão, já na delegação o funcionário muitas vezes não tem responsabilidade pelas decisões.

Para o professor Gasparetto, empowerment é considerado, também, como um exelente campo de treinamento de futuros gestores, selecionando aqueles colaboradores que apresentam mais características de um líder, como facilidade de assumir riscos e tomar decisões, de iniciativa e capacidade de gestão.

A grande vantagem trazida é que os gestores ganham mais tempo para planejar e pensar em novos projetos, acelerando o processo da empresa em alcançar metas e objetivos mais rápidos. O que acontece também é que todos ficam satisfeitos com o trabalho e se sentem mais motivados para o desenvolvimento da carreira junto com a empresa.

As empresas que estão conectadas com seus colaboradores, estão conectadas com o futuro e segurança do capital.