O que é enxaqueca?
A enxaqueca é uma doença genética caracterizada por ataques repetidos de fortes dores de cabeça. A enxaqueca provoca dor latejante ou pulsante, geralmente em apenas um lado da cabeça. Essas dores de cabeça são muitas vezes associada a náuseas, vômitos e extrema sensibilidade à luz e som, elas podem durar entre quatro horas à três dias. As crises de enxaqueca, que são muitas vezes diagnosticada como sinusite ou dores de cabeça tensionais, são graves o suficiente para interferir no sono, trabalho e outras atividades diárias, podendo acontecer mais de uma vez na semana.
A enxaqueca é uma doença comum em todos os lugares do Mundo, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde em parceria com a SBCe – Sociedade Brasileira de Cefalia a dor de cabeça forte atinge mais de 30 milhões de brasileiros.
Saiba alguns tipos específico de enxaqueca e seus efeitos:
Enxaqueca comum é o tipo mais frequente de dor de cabeça, fazendo as pessoas sentirem fadigas, alterações de humor, ansiedade e imprecisões mentais.
Enxaqueca clássica ocorre com menos frequência do que a comum, os sintomas visuais e sensoriais são alterados e ficam mais sensíveis. O que acontece nesse caso é que o individuo vê luzes piscando , linhas em ziguezague, dormência ou formigueiro, dificuldade em falar , zumbido nos ouvidos e ter um gosto estranho na boca.
Enxaqueca menstrual está relacionada com os níveis de estrogênio em flutuação durante o ciclo menstrual da mulher. Cerca de 60% a 70% das mulheres sofrem de enxaqueca relatando uma relação entre as suas enxaquecas e o período de menstruação.
Enxaqueca ocular envolve a perda temporária parcial ou total de visão de um olho, podendo durar uma hora ou menos e não é sempre acompanhada por dor de cabeça.
Enxaqueca Crônica
Esta é uma forma de cefaleia(dor de cabeça) crônica diária. Ocorre quando, ao longo do tempo, a enxaqueca se torna uma dor de cabeça contínua e os sintomas da enxaqueca são doloridos, muitas vezes é causada por motivos tensionais e é difícil de tratar.
Existem outros tipos de enxaqueca e efeitos que causam dor e desconforto. A melhor opção é procurar o seu médico neurologista e buscar mapear o que você pode fazer e mudar na sua rotina para se livrar das dores de cabeça.