Existem muitas explicações relacionadas ao surgimento e o que é Marketing. Podemos simplesmente resumir como “O processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas”, essa é definição abordada pela AMA – American Marketing Association.

O entendimento da área é percebida quando abordamos uma marca em ação, todo negócio precisa ser definido e planejado, de acordo com o mercado visado. Por exemplo, se um empresário decide criar uma nova marca de roupa, ele precisa ter em mente:

– Que tipo de roupa ele vai vender;
– A criação de uma marca ou patentear outra já existente;
– Qual é o local desejado para abrir sua loja;
– Qual o público alvo;
– Qual a comunicação a ser utilizada;
– Que tipo de estratégia será realizada para atingir o objetivo final, que é a venda do produto e que nesse caso são as roupas.

Esse conceito básico de marketing é definido como Mix de marketing ou 4Ps, que permite as organizações escolherem o que será importante no processo de criação do produto ou serviço para o mercado. Os 4Ps são a forma mais conhecida  para definir o mix de marketing, e foi expressa pela primeira vez em 1960 por EJ McCarthy.

Produto – O que o cliente quer do produto / serviço? O que precisa é que satisfazer?

Preço – Qual é o valor do produto ou serviço ao comprador?

Praça – Onde é que os compradores procuram o seu produto ou serviço?

Promoção – Onde e quando você pode obter através de suas mensagens de marketing para o seu mercado-alvo?

Muitas definições de Marketing já foram elaboradas e alteradas por grandes nomes do Marketing. Kotler, Adcock, Palmer, Bartles e dentre outros definiram o termo “Marketing” de acordo com suas percepções e visões. Podemos definir então que qualquer ação realizada pela marca para transformar o processo de comunicação do produto ou serviço em venda é denominado marketing.