A pressão arterial é a medida da força do sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. O coração bombeia sangue para as artérias (vasos sanguíneos), que levam o sangue para todo o corpo. A pressão arterial elevada, também chamada de hipertensão, é perigosa porque faz o coração trabalhar mais para bombear o sangue para o corpo e contribui para o endurecimento das artérias e para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca.

Quando posso considerar minha pressão arterial alta?

A leitura da pressão arterial tem um número superior (sistólica) e número inferior (diastólica). Os intervalos são os seguintes:

As pessoas cuja pressão arterial está acima da faixa normal devem consultar seu médico sobre os passos para o seu devido controle.

O que provoca pressão alta?

As causas exatas da pressão arterial elevada não são conhecidas, mas vários fatores e condições podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento, incluindo:

Sempre é importante fazer o famoso check up sobre a pressão arterial, para com isso prevenir diversas doenças ligadas ao coração, como ataque cardiáco, derrame e infarto. O controle da pressão arterial é possível, mas é necessário que ocorra a adesão ao tratamento, ou seja, contar com a prescrição de um profissional e a adoção de hábitos que visem à qualidade de vida.

Muitas vezes só o seguimento das dicas acima não resolve e por isso os médicos utilizam a prática do uso de medicamentos específicos para o controle da pressão arterial. Por isso é imprescindível que o uso da medicação não seja interrompido, nem a dosagem reduzida por conta própria. Siga as orientações do seu especialista e tome os remédios de acordo com os horários determinados.