O retorno sobre o investimento ou ROI, é o rácio de rentabilidade mais comum. Existem várias maneiras de determinar o ROI, mas o método mais utilizado é dividir o lucro líquido pelo total de ativos. Portanto, se seu lucro líquido é de R $ 100.000 e seus ativos totais são de US $ 300.000, o ROI seria 0,33 ou 33 por cento.

O retorno sobre o investimento não é necessariamente o mesmo que lucro. ROI lida com o dinheiro que você investe na empresa e do retorno que você percebe em relação ao lucro líquido do negócio. O lucro, por outro lado, mede o desempenho do negócio. Não confunda ROI com o retorno sobre o patrimônio líquido do proprietário. Este é um produto completamente diferente. Só em nome individual não patrimonial igual ao investimento total ou ativos da empresa.

Você pode usar o ROI de várias maneiras diferentes no intuito de medir a rentabilidade do seu negócio. Por exemplo, você pode medir o desempenho de suas políticas de preços, o investimento em estoque, investimento em equipamentos de capital e assim por diante. Algumas outras maneiras de usar ROI dentro da sua empresa são:

O professor Gasparetto, dos cursos de Pós em Gestão, também escreveu sobre o assunto em seu blog. Veja a notícia na íntegra:
– O que é ROI