O retorno sobre o investimento ou ROI, é o rácio de rentabilidade mais comum. Existem várias maneiras de determinar o ROI, mas o método mais utilizado é dividir o lucro líquido pelo total de ativos. Portanto, se seu lucro líquido é de R $ 100.000 e seus ativos totais são de US $ 300.000, o ROI seria 0,33 ou 33 por cento.
O retorno sobre o investimento não é necessariamente o mesmo que lucro. ROI lida com o dinheiro que você investe na empresa e do retorno que você percebe em relação ao lucro líquido do negócio. O lucro, por outro lado, mede o desempenho do negócio. Não confunda ROI com o retorno sobre o patrimônio líquido do proprietário. Este é um produto completamente diferente. Só em nome individual não patrimonial igual ao investimento total ou ativos da empresa.
Você pode usar o ROI de várias maneiras diferentes no intuito de medir a rentabilidade do seu negócio. Por exemplo, você pode medir o desempenho de suas políticas de preços, o investimento em estoque, investimento em equipamentos de capital e assim por diante. Algumas outras maneiras de usar ROI dentro da sua empresa são:
- Divisão do lucro líquido, juros e impostos pelo passivo total para medir a taxa de lucro do capital total empregado.
- Divisão do lucro e impostos líquidos pelo patrimônio próprio e passivos fixos para produzir uma taxa de lucro sobre o capital investido.
- Divisão do lucro líquido pelo total de capital mais reservas para calcular a taxa de lucro sobre o capital próprio e estoque de capital próprio.
O professor Gasparetto, dos cursos de Pós em Gestão, também escreveu sobre o assunto em seu blog. Veja a notícia na íntegra:
– O que é ROI