O que são as habilidades cognitivas?


Postado:


Habilidades cognitivas são mais do que importantes para o nosso convívio social e para as experiências vivenciadas ao longo da vida. Quer descobrir mais sobre as habilidades cognitivas? Então, boa leitura!

 

Habilidades cognitivas

As habilidades cognitivas são um conjunto de habilidades que são aprendidas em diferentes graus, conforme um indivíduo cresce e se desenvolve mentalmente

Ao contrário de habilidades baseadas em conhecimento acadêmico, as habilidades cognitivas são usadas ​​para aprender, compreender e integrar as informações de uma forma significativa. A informação aprendida cognitivamente é entendida e assimilada, não apenas memorizada.

Há muitos grupos de habilidades cognitivas, e cada categoria pode ser dividida em conjuntos muito específicos. Marcos de habilidades cognitivas são frequentemente usados ​​para monitorar o progresso mental das crianças e podem ser utilizados para diagnosticar e para verificar as dificuldades de aprendizagem ou outros problemas que possam exigir uma atenção especial.

 

Exemplos de habilidades cognitivas

Alguns exemplos de habilidades cognitivas incluem:

• Habilidades motoras.

• Memória.

• Atenção.

• Percepção.

• Habilidades executivas. 

Cada uma dessas capacidades podem ser subdivididas em operações mentais específicas que podem ser utilizadas em situações diferentes ou para completar tarefas. 

Primeiramente, as habilidades cognitivas são empregadas para resolver problemas, perceber o mundo de uma maneira que faz sentido e é consistente, e aprender novas habilidades e informações.

 

Você também pode gostar de:

+ 10 pós-graduações a distância em Educação que você precisa conhecer agora mesmo

+ Educação ambiental: o que é e qual a sua importância para o ensino

+ A importância dos supervisores escolares frente à pandemia 

 

Função executiva

Uma das categorias mais importantes de habilidades cognitivas envolve as funções executivas. Trata-se de habilidades que podem ajudar a governar outras habilidades e fornecer um quadro mental, essencial para a aprendizagem. 

Funções executivas incluem sequenciamento, inibição, resolução de problemas e flexibilidade. Algumas dessas habilidades podem ser usadas para apoiar outras categorias e, mais importante, podem ajudar a fornecer um meio para integrar as informações na mente, para que possam ser compreendidas.

 

Por que as habilidades cognitivas são importantes?

Certas tarefas aprendidas, tais como a leitura e a escrita, dependem fortemente de habilidades cognitivas

Pensamento simbólico é uma dessas capacidades. Trata-se da habilidade cognitiva de relacionar um símbolo a um som, imagem ou outro significado específico que não está necessariamente implícito na aparência real do símbolo. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de como ler e escrever por meio do uso de um alfabeto, em que as letras realmente não têm nenhuma relação visual com o significado ou os sons que fazem.

Contudo, a maioria das habilidades cognitivas trabalha em conjunto para permitir que algumas ações cotidianas sejam realizadas. Abrir uma porta depois da campainha ser tocada é um exemplo. 

Para realizar tal ação, uma pessoa deve ser capaz de identificar um som, desviar a atenção para ele, relacioná-lo a um objeto físico dentro do ambiente, mesmo que não seja o objeto real fazendo o barulho, e, em seguida, usar as habilidades motoras para alcançar a porta e abri-la. Todas essas etapas são classificadas como habilidades cognitivas.

 

Como estudar e aplicar conhecimentos sobre as habilidades cognitivas?

Vale salientar que, em alguns cursos de Pós em Educação, a capacidade do profissional, baseada em um aprendizado que identifica as habilidades cognitivas desde a infância, é colocada em destaque. 

Saber lidar com as diferenças apresentadas entre um aluno e outro é essencial, na medida em que os professores que atuam em instituições de ensino e com a educação infantil precisam sempre adaptar as aulas e identificar as necessidades de cada estudante de maneira coerente e diferenciada. 

 

Tudo isso e muito mais você descobre em cursos como:

Pós EAD em Alfabetização e Letramento

O curso de pós-graduação a distância em Alfabetização e Letramento visa preparar o profissional para atuar, de forma objetiva e efetiva, com os mais diversos segmentos sociais e faixas etárias. 

Inclui conteúdos como: cultura e diversidade, dificuldades de aprendizagem, práticas significativas no processo de alfabetização, a instituição escolar, entre outros.

 

Pós EAD em Educação Cognitiva e Valores Éticos

Já a especialização a distância em Educação Cognitiva e Valores Éticos é uma formação para capacitar e desenvolver profissionais na atuação como educadores, bem como para constituir e desenvolver critérios e parâmetros para conduzir as relações do ensinar e do aprender. 

Durante o curso, são abordados assuntos como: dinâmica cognitiva, resgate cognitivo por ações de ensino, gestão da convivência humana na diversidade, organização neurológica e cognição por ações de ensino 

 

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021