O que é ser um Líder Empresarial
No mundo empresarial encontramos muitas empresas que não possuem um líder e sim uma pessoa no comando, conduzindo a empresa para qualquer direção. A grande diferença é que o líder empresarial tem como características uma combinação de adjetivos, como: sangue-frio, previdente, visionário, corajoso, à capacidade de pensar e agir. A liderança empresarial eficaz exige um capitão no navio, e não apenas alguém que está em pé segurando o leme. Liderança é ativa, não passiva, e qualquer pessoa pode ser um líder.
Mas você não pode ser um líder apenas dizendo que você é. Liderança empresarial, como liderança de qualquer tipo, precisa ser trabalhada. Para trabalharmos juntos as características de um líder é preciso acompanhar as dicas a seguir:
Existem diferentes estilos de liderança que podem ser usadas em uma empresa, alguns traços de caráter são importantes para todos os líderes:
- Auto-consciência – Compreender seus próprios pontos fortes e fracos;
- Determinação – A capacidade de tomar decisões rapidamente;
- Justiça – Tratar os outros em igualdade;
- Entusiasmo – Motivar uma equipe com atitudes positivas;
- Integridade – Ganhando o respeito de sua equipe;
- Conhecimento – Manter se a par dos fatos e números;
- Criatividade e imaginação – Chegando com idéias novas e inovadoras;
- Resistência – Perseverante quando as coisas estão dando erradas.