O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos intrusivos que produzem inquietação, apreensão, medo ou preocupação, devido a comportamentos repetitivos que visam reduzir a ansiedade associada, ou por uma combinação dessas obsessões e compulsões.Os atos de quem tem TOC podem aparecer paranoicos e potencialmente psicóticos.
Os sintomas do TOC são irracionais e curiosos:
. Lavagem das mãos e dos objetos frequentemente (medo de contaminação)
. Perfeccionismo (Detalhamento exacerbado)
. Colecionismo (Armazenar objetos sem utilidade e não conseguir descartá-los
. Verificações excessivas sobre ações realizadas
(Ex.: Checar muitas vezes se a porta do carro foi trancada, ou a luz foi desligada.)
. Preocupação exagerada por ordem, simetria e exatidão
. Pensamentos inaceitáveis sobre violência, sexo e blasfemos.
Os indivíduos que apresentam estes sintomas também apresentam sentimentos de ansiedade, culpa e sofrimento. Muitas vezes, essas ações não são compreendidas como sintomas da doença, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento.
O diagnóstico de TOC é confirmado no caso das obsessões ou compulsões consumirem um certo período de tempo (por exemplo, tomam mais de uma hora por dia) ou causarem desconforto clinicamente significativo, comprometendo outros aspectos como: a vida social, ocupacional, acadêmica ou outras áreas importantes do funcionamento do indivíduo.
Estima-se que o TOC acomete de 2 a 3% da população geral. Além disso, está entre os diagnósticos psiquiátricos mais frequentes na população, afetando homens e mulheres, geralmente a partir dos 20 anos. Apesar do comportamento irracional, o TOC é muitas vezes associado a indivíduos com a inteligência acima da média.
Conheça nossos cursos de Pós-Graduação!