O treinamento de força é um exercício, ou um conjunto de exercícios, que ajuda os diferentes músculos do seu corpo para se tornar mais forte e mais poderoso. Quando uma pessoa tem os músculos mais fortes, eles terão força adicional e resistência para as atividades diárias . Se os músculos do corpo de uma pessoa são fortes há maior probabilidade de recuperação rápida de uma lesão, além disso é um método correto para queimar calorias de forma eficiente e eficaz.
Como um método de exercício que aumenta a potência, e por vezes o tamanho, de um músculo ou grupo de músculos, o treinamento força faz parte de uma rotina de exercícios equilibrada. Junto com os exercícios cardiovasculares (areóbicos) e os métodos de flexibilidade, ele faz parte de uma rotina de exercícios completa. Uma rotina de exercícios equilibrada, é um tipo de treino que é obrigatório para a melhoria da saúde.
Uma das principais funções do treinamento de força é construir a resistência anaeróbia, adquirida através do uso de resistência. Durante o exercício, a resistência atua em oposição às contrações musculares, fazendo com que o músculo trabalhe mais do que o normal, e assim, construindo e aumentando a resistência anaeróbica e a força.
O treinamento com pesos é uma das formas mais comuns de treinamento de força voltado para a resistência. Um ou mais dos principais grupos musculares são utilizados durante os exercícios de força, como por exemplo: glúteos, quadríceps, abdutores, adutores, etc. Um profissional de fitness ou um personal trainer podem personalizar um treino de força para grupos musculares específicos.
Exercícios de força são executados em séries e repetições. Série é um grupo de repetições sucessivas. Repetição é o número de vezes que um movimento ou exercício foi concluído durante o treinamento de força.