Um gestor é a pessoa responsável por planejar e dirigir o trabalho de um grupo de indivíduos, monitorando o trabalho e tomando medidas corretivas quando necessário. Para muitas pessoas, este é o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

Os gestores podem direcionar os trabalhadores diretamente ou podem delegar a função aos seus supervisores ou coordenadores. O gerente deve estar familiarizado com o trabalho de todos os grupos que ele ou ela supervisiona, mas não precisa ser o melhor em qualquer uma ou todas as áreas. É mais importante para o gestor saber como gerenciar os trabalhadores do que saber como fazer bem o seu trabalho.

Um gerente pode ter o poder de contratar ou demitir funcionários ou promovê-los. Em empresas maiores, o gerente só pode recomendar tal ação para o próximo nível de gestão. O gerente tem a autoridade para alterar as atribuições de trabalho dos membros da equipe.

O título de um gerente reflete o que ele é responsável, por exemplo: um Gerente de Contabilidade supervisiona a função Contabilidade, um gerente de operações é responsável pelas operações da empresa e o Gerente de Projeto de Engenharia supervisiona engenheiros e pessoal de apoio envolvido no projeto de um produto ou serviço.  Há muitas funções na gestão, principalmente de acordo com a área que ele resolveu seguir, mas independentemente do título, o gerente é responsável no geral por:

– Planejamento;
– Direção;
– Monitoramento;
–  Delegação de funções. 

+ Leia mais sobre o assunto em:
As caracteristicas do líder carismático
9 Maneiras de se tornar um bom líder

 

Além de saber das funções e das atividades que cabem a um gestor, a pessoa que deseja desenvolver características profissionais para atender às exigências do mercado, também pode procurar aprimoramento por meio de cursos de pós-graduação em Gestão e alguns cursos de MBA
 
Veja as especializações que mais se encaixam em seu perfil e entre para o time Pós Estácio!