O termo em inglês startup, surgiu nos Estados Unidos na época chamada bolha da internet em 1996, quando muitos jovens aproveitaram as oportunidades geradas pela internet e começaram a abrir suas próprias empresas, desenvolvendo um produto ou serviço para o qual eles acreditavam que possuía uma demanda de mercado. Com o passar dos anos o conceito foi ganhando força e definições, diferenciando-se de uma empresa pequena ou processo de abertura.
O que é uma Startup?
Uma startup é um grupo de pessoas que se une para criar uma nova oportunidade de negócio, que visa o lucro em curto espaço de tempo através de um planejamento econômico com baixos custos. Como no começo o investimento é muito baixo, os empresários inovadores trabalham horas no projeto até que eles comecem a ganhar forma e gerar lucros para a contratação de mão de obra e tecnologia.
Um olhar rápido para o conceito de uma empresa inovadora, jovem, criativa e que em pouco tempo pode gerar muito dinheiro é muito tentador, porém, esse cenário pode ser repleto de incerteza e insegurança, pelo simples fato de ser um novo negócio e não ter nada que possa afirmar que aquela ideia e projeto de empresa irão realmente dar certo.
Exemplos de Startup
O Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi a região que revelou algumas das empresas mais famosas do mundo, nos dias de hoje, e que começaram no formato de startup. São elas Google, Apple Inc, Facebook, Yahoo, Microsoft, entre outras. Todas essas empresas são exemplos de startup que tiveram um crescimento muito rápido e hoje estão fortemente solidificadas e são líderes nos seus setores de atuação no mercado.
Para começar uma startup, você terá que ter o entendimento do mercado e todo o seu cenário, tais como: concorrência, público, preço e local para venda, além de um plano de negócio bem estruturado. Contudo, os empreendedores devem ter em mente que a fase inicial de uma startup é sempre marcada por um cenário de incertezas. Algumas ideias aparentemente rentáveis podem se revelar inaplicáveis e o investimento de tempo e mão de obra dos investidores são a essência do negócio.