O que você sempre quis saber sobre os aspectos nutricionais e psicológicos da Natação.

A natação é um esporte que oferece um dos treinos mais completos para corpo e mente. Isso faz com que seja ideal para o desenvolvimento motor e por isso é tão procurada durante os primeiros anos de vida.

Como esporte, a natação já é indicada entre os 7 e 12 anos de idade.  É através dela que muitas crianças começam a descobrir afinidade com outras atividades físicas, pois a natação potencializa o rendimento do corpo em outros esportes e atividades físicas.

É isso mesmo, esse esporte é um poderoso aliado no desempenho de outras atividades esportivas, pois nos ajuda a promover a recuperação ativa, que melhora o fluxo sanguíneo do corpo aumentando o fornecimento de oxigênio e nutrientes, ajuda a relaxar os músculos e assim diminui as dores e acelera a recuperação das lesões enquanto trabalha no fortalecimento corporal.

Aqui vão algumas atividades que tem seu desempenho potencializado com a prática da natação:

- Ciclismo

- Corrida

- Crossfit

- Musculação

- Dança

- Pilates

- Futebol

- Voleibol, etc.

Como a natação é um esporte que trabalha muitos músculos de maneira intensa, ela acaba proporcionando um alto rendimento físico e força muscular aos seus praticantes, além de trazer muitas outras vantagens para o organismo, veja algumas delas:

- Aumenta disposição

- Melhora o fôlego e circulação sanguínea

- Ajuda na correção da postura e consciência corporal, o que nos permite corrigir hábitos incorretos, sobrecargas desnecessárias em atividades de rotina, prevenir lesões e assim ter uma melhor qualidade de vida.

Tudo isso, claro, sob o acompanhamento de um profissional especializado, que vai orientar e monitorar a execução de toda a atividade.

Quer saber como dominar todas as técnicas da natação pra dar um UP na sua carreira profissional? Clique aqui e conheça nossa Pós-Graduação em Natação e Atividades Aquáticas da Pós Estácio.

Fortalece o sistema respiratório

A maioria das atividades esportivas contribui positivamente para o sistema respiratório, contudo, a natação tem um lugar especial nesse ranking, pois nela o praticante precisa respirar de maneira correta e controlada para alcançar um bom desempenho.

Um aspecto interessante da natação, é que a pressão da água estimula os movimentos de expiração, fundamentais para prevenção e para quem sofre de doenças relacionadas ao sistema respiratório, como asma ou bronquite.

A pressão da água da piscina estimula o movimento de expiração, fundamental para quem sofre com asma ou bronquite, auxiliando na prevenção dos sintomas relacionados às crises comuns dessas doenças.

Além de que, a posição horizontal do corpo em contato com a água ajuda a desobstruir as vias aéreas respiratórias e mantê-las hidratadas.

Benefícios psicológicos da natação:

A natação é tão poderosa que é eficaz até mesmo contra depressão! Um estudo feito recentemente pelo Dr. Howard Carter, da University of Western Australia, School of Sport Science, comprova que tanto o cérebro quanto o coração reagem à imersão do corpo na água.

Quando atingimos a água no átrio direito, umas das quatro câmaras ocas que está na parte superior direita do coração, recebe sangue das veias cava superior e cava inferior.

Isso faz com que a circulação sanguínea melhore no coração, que bombeia mais sangue para todo o corpo contribuindo com a oxigenação dos músculos e ajudando até a estabilizar a pressão arterial.

No cérebro se inicia um processo conhecido como neurogênese, onde novos neurônios vão se formando.

Durante esse processo o humor também é melhorado graças a temperatura da água, que promove a sensação de relaxamento, deixando corpo e mente livres do cansaço e depressão.

Aspectos nutricionais e emagrecimento saudável:

Por se tratar de uma atividade de alta intensidade, a natação promove um gasto calórico intenso e de forma saudável para todo o corpo.

Para se ter ideia, geralmente uma aula com 50 minutos de duração promove uma perda de aproximadamente 450 calorias, enquanto que 2 horas de exercício aeróbico gastam em média 360 calorias, dependendo da taxa metabólica basal de cada pessoa, da intensidade e frequência das atividades.

Porém, com a queima de calorias na natação, é possível perder gordura localizada, fortalecer a musculatura de todo o corpo e ainda garantir os outros benefícios que você já viu neste artigo.

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando para saber mais sobre os benefícios da natação e Atividades Aquáticas!

E se você é profissional da área, clique aqui e confira todos os benefícios da nossa pós graduação em Natação e Atividades Aquáticas, além das condições especiais de se tornar um aluno Pós Estácio!

 

Compartilhe essa notícia

Veja também

 



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021