Uma coisa não dá para negar: quem tem uma empresa alcançando sucesso e gerando maiores resultados, tem por trás um gestor de projetos especializado. Uma gestão de projetos bem estruturada só trás benefícios, como o aumento da eficiência e produtividade, melhoria na qualidade dos produtos e serviços, redução de custos e, claro, maior satisfação dos clientes.
A cada dia as organizações procuram mais por gestores de projeto para implementar suas equipes. Todo o trabalho demanda tempo e expertise, e não é nada fácil, mas com o profissional certo, os resultados só podem ser positivos. Mas qual o segredo da gestão de projetos? Neste artigo, conheça as 3 metodologias mais utilizadas hoje para gerenciar os mais diversos projetos.
Não tem como falar em gestão de projetos sem falar em metodologias ágeis. As metodologias ágeis conquistaram o mundo da gestão de projetos por sua flexibilidade, adaptabilidade e foco na entrega de valor ao cliente. Em vez de um planejamento rígido e sequencial, os projetos ágeis são divididos em curtos ciclos de trabalho chamados sprints, com planejamento iterativo e constante aprendizado.
Segundo dados da McKinsey & Company, empresas que adotam metodologias ágeis são de 5 a 10 vezes mais ágeis que as demais e seus clientes estão 30% mais satisfeitos.
Como pilares fundamentais dessa metodologia, estão a comunicação, a colaboração e o feedback. A equipe se reúne frequentemente para discutir o progresso, identificar problemas e ajustar os planos conforme necessário. Essa interação constante garante que o projeto esteja sempre alinhado com as necessidades do cliente e que os resultados esperados sejam entregues de forma eficiente.
Scrum: Uma das metodologias ágeis mais populares, com foco em sprints curtos, papéis bem definidos (Scrum Master, Product Owner e Development Team) e cerimônias estruturadas (Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective).
Kanban: De origem japonesa, que significa “cartão”, o Kanban é uma metodologia ágil visual e super prática. É utilizado um quadro com cartões para representar as tarefas do projeto, assim, fica mais fácil visualizar, indicar e acompanhar o fluxo de trabalho.
Extreme Programming (XP): Uma metodologia ágil que também tem foco na agilidade das equipes e maior qualidade dos projetos. Dessa vez, enfatizando práticas como programação em pares, testes unitários frequentes, integração contínua e refatoração constante do código. É muito usada para projetos de software.
A metodologia cascata (waterfall), também conhecida como modelo em cascata, é uma abordagem tradicional de gestão de projetos que tem como principal característica o planejamento sequencial e detalhado. Cada etapa do projeto é definida e concluída antes que a próxima etapa seja iniciada, criando um fluxo de trabalho linear e previsível.
A PRINCE2 (Projects in Controlled Environments) é uma metodologia de gestão de projetos ideal para projetos grandes e complexos. Essa metodologia fornece uma estrutura robusta para gerenciar riscos, controlar mudanças e garantir a entrega de projetos de forma eficaz e eficiente. Tem como foco principal a entrega de um projeto com os resultados esperados. Uma das estratégias para que isso aconteça é analisar projetos anteriores e utilizar os aprendizados aprendidos para que não se repitam.
As empresas não podem mais perder tempo com projetos que não dão resultado, e nem você pode perder tempo com cursos e certificações que não atraem o cargo que você tanto deseja. Por isso que com a Pós-Estácio é diferente. Com a Pós-Graduação em Gestão de Projetos da Estácio você garante um curso atualizado e voltado para as demandas do mercado.
Seja você um profissional experiente ou esteja em busca de uma nova carreira, a Pós-Graduação em Gestão de Projetos te dará as ferramentas e o conhecimento necessários para ter o reconhecimento que você tanto espera. Clique aqui e garanta sua vaga na Pós-Graduação em Gestão de Projetos.
Fale conosco AGORA pelo WhatsApp