Logística, em sua definição mais básica, é o fluxo e armazenagem de mercadorias feitos eficientemente a partir de seu ponto de origem até o consumidor. É a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo de mercadorias. A palavra logística foi usada pela primeira vez no serviço militar para descrever o processo de fornecimento de suprimentos e equipamentos até uma zona com tropas durante guerras.

Estima-se que os custos de logística são responsáveis ​​por quase 10% do produto interno bruto. O processo em si abrange uma série de áreas funcionais, como o transporte, bem como envio e recebimento . Abrange também as operações de armazenamento e de importação/exportação.

Muitas empresas que lidam com a oferta de bens ou serviços têm o seu próprio departamento de logística. Por exemplo, uma empresa de fornecimento de embalagens para todo o mundo terá uma equipe de logística. O gerente irá supervisionar ou delegar para sua equipe o processo desde o ponto de origem. A equipe vai lidar com a aquisição de matéria-prima a partir do fornecedor até a entrega ao cliente que necessita da embalagem.

A equipe de logística também deve se certificar de que os produtos podem ser obtidos a um preço razoável, diminuindo custos. Eles, então, têm que se certificar que o produto é enviado pelo melhor meio e menor tempo. A equipe de logística também pode lidar com importação e exportação, e possivelmente também com o serviço alfandegário. O processo às vezes pode ser longo, mas uma vez no local deve funcionar sem problemas.

Conheça o MBA em Gestão em Logísticas e Operações Globais