O sintomas de má postura


Postado:


A má postura é um problema que atinge milhões de brasileiros, sejam eles crianças, adolescentes, adultos ou principalmente idosos. Quando criança temos uma postura impecável, não precisamos de esforços para fazer qualquer movimento, não sentimos muitas dores nos ombros, costas e pescoço.

Com o passar do tempo, se a má postura acompanhar o crescimento da pessoa, uma série de problemas caminharão junto, incluindo dor nas costas, disfunção da coluna vertebral, degeneração articular, ombros arredondados e até formação da indesejada barriguinha. 

Caso você esteja pensando ¨eu tenho a maioria dos sintomas de má postura¨, não se preocupe, pois você pode melhorar a sua postura e a saúde da coluna vertebral, fazendo alguns ajustes no estilo de vida.

Os problemas de uma postura errada começa com maus hábitos, como sedentarismo, cadeira errada em comparação a mesa de trabalho e má postura. 

Consulte o seu médico, fisioterapeuta, quiroprático ou professor técnica de Alexander para obter mais informações e conselhos.

Os sintomas da má postura

  • . Ombros arredondados;
  • . Formação de barriga indesejada;
  • . Joelhos dobrados quando em pé ou andando;
  • . Cabeça que quer se inclina para a frente ou para trás;
  • . A dor nas costas; 
  • . A fadiga muscular;
  • . Dor de cabeça.

As fibras musculares e seu mecanismo

O músculo esquelético é composto por dois tipos de fibras musculares estáticas (contração lenta) e fáscias (contração rápida). Geralmente, as fibras musculares estáticas são encontradas nas camadas mais profundas do músculo, ajudando a manter a postura sem muito esforço e contribui para equilibrar a nossa posição, levando a informação da postura ao cérebro. Já as fibras musculares fáscias são usadas ​​para o movimento e atividade. Má postura provoca fadiga muscular porque estimula as fibras fáscias em vez de fibras estáticas para manter a posição do corpo.

A força muscular e comprimento
Com o tempo, a má postura que exige o apoio de fibras fáscias, faz com que os músculos de apoio mais profundos definhem por falta de uso. Os músculos fracos não utilizados tendem a apertar e encurtar o comprimento do músculo podendo compactar os ossos da coluna vertebral (vértebras) e piorar a postura.

É muito provável que você esteja se identificando com esses sintomas e até deu uma ajeitada na cadeira, endireitando sua coluna e pescoço. Porém, o seu corpo já está acostumado com a posição irregular e dentro de minutos seu cérebro dará o comando para retornar à posição de costume (má postura). Caso perceba em você alguns dos problemas expostos aqui, consulte um fisioterapeuta, que lhe investigará realizando, exames físicos como ressonância e raio X, para identificar o que está errado com sua postura. O tratamento virá a seguir, com indicações de uma reeducação postural.

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019