Nos últimos meses temos falado sobre a importância na compra, preparação e armazenamento dos alimentos. Todas essas ações são muito importantes para olharmos para a nossa saúde e de nossa família, e o melhor só depende de nós mesmos. Agora a questão é, será que existe algum sistema que controle os alimentos antes de sua exposição nas gôndolas dos supermercados? A resposta é sim, o sistema APPCC, ou mais especificamente o Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, é o sistema internacional que controla, monitora e analisa todos os perigos à segurança do alimento durante o período de produção.
Como definição mais clara, podemos falar que o sistema APPCC é um sistema que ajuda os operadores das empresas a terem um olhar mais crítico junto aos alimentos, tendo em vista todos os procedimentos que garantam a segurança da produção do alimento e sua qualidade como produto final.
Os principais princípios do Sistema de Análise de Perigos e Ponto Críticos de Controle, são:
1- Realizar uma análise de perigos.
2- Determinar os Pontos Críticos de Controle (PCC).
3- Estabelecer limite crítico.
4- Estabelecer um sistema para monitorar o controle do PCC.
5- Estabelecer a ação corretiva a ser tomada quando a vigilância indicar que um determinado PCC não está sob controle.
6- Estabelecer procedimentos de verificação para confirmar que o sistema APPCC está funcionando de forma eficaz.
7- Estabelecer documentação relativa a todos os procedimentos e registros apropriados a esses princípios e sua aplicação.
Antes da aplicação do APPCC a qualquer setor da cadeia alimentar, o setor deve estar operando de acordo com os princípios gerais do Codex de Higiene Alimentar, que analisa todas as condições do ambiente, materiais, equipamentos de preparo e dentre outras maneiras para garantir a segurança alimentar.
Veja mais textos sobre a segurança do alimento: