Um sistema criptográfico é um conceito essencial para manter a informação vital de segurança na Internet. Qualquer informação pessoal sensível ao tempo é passada através do que é conhecido como um servidor seguro e as informações são, então, criptografadas, ou colocadas em código. A pessoa que recebe a informação deve ter um sistema adequado para decodificar ou descriptografar, a informação. Informações como nomes, endereços, números de cartões de crédito e números de segurança social são muitas vezes protegidos usando pelo menos uma forma de um sistema de encriptação.

Sistemas criptográficos são geralmente considerados como a melhor escolha para manter a informação vital de segurança na Internet. Protocolos de segurança como SSL, TLS e SSH todos dependem de sistemas criptográficos para formar a base de sua codificação. A segurança do uso de sistemas de criptografia não é totalmente à prova de falhas, pois existem fatores variáveis, incluindo o usuário, o computador, a rede na qual a informação está sendo armazenada e do servidor sobre o qual é compartilhado.

Muitas pessoas que usam a Internet podem reconhecer um servidor seguro por um pequeno ícone em forma de cadeado na parte inferior de sua janela do navegador Internet. Esta é uma boa indicação de que um sistema de encriptação está em uso na página com o propósito de manter a informação confidencial.

Há uma enorme gama de técnicas criptográficas, como o embaralhamento das que são conhecidas como primitivas criptográficas. Estes algoritmos de baixo nível são construídos e recriados para estabelecer um código que só pode ser desvendado um determinado número de maneiras. Quanto menor o número de maneiras que um sistema de criptografia pode ser resolvido, mais segura é a criptografia.

Conheça o curso de Pós em Gestão da Segurança da Informação