O trabalho do psicopedagogo na aprendizagem infantil


Postado:


A psicopedagogia, como o próprio nome diz, é o campo de estudo que une a psicologia e a pedagogia, atuando nas áreas de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e psicologia no ambiente escolar. O psicopedagogo busca entender e solucionar problemas de aprendizagem, identificar e diagnosticar transtornos que interferem no rendimento escolar, buscar soluções e alternativas para lidar com esses problemas dentro e fora de sala de aula. É responsabilidade do psicólogo identificar as causas das dificuldades e oferecer recursos para escolas, hospitais e clínicas. Sua atuação busca entender e sanar as necessidades de cada aluno particularmente e pode ter abordagem preventiva, clínica ou terapêutica.

O profissional de psicopedagogia pode dedicar sua carreira à atuação clínica ou institucional. Na área clínica, o psicopedagogo atua em atendimento encaminhado e acompanhado por outros profissionais, em parceria com pediatras, neuropediatras, fonoaudiólogos e psicólogos. Já na área institucional, trabalha em instituições de ensino, ancionatos e ONGs e atua lado a lado com professores, coordenadores e agentes escolares. É importante identificar se o problema do aluno está ligado ao método de ensino, para então apresentar propostas de intervenção e mudanças na forma com que o conteúdo é passado.Sua atuação em ambiente escolar é também importante na prevenção do desinteresse eda evasão escolar por parte do aluno.

Para exercer sua função, o psicopedagogo faz o uso de técnicas de psicanálise, psicologia, semiótica, linguística e outras áreas. O objetivo é que as necessidades e as dificuldades do aluno sejam compreendidas e que essa criança seja estimulada à aprendizagem e à criatividadepor meio de atividades lúdicas, expressão artística, oral ou escrita. Quando necessário, o aluno é encaminhado para acompanhamento clínico e terapêutico. O acompanhamento e a participação de pais e professores também é importante para que a criança entenda que está em um contexto afetivo e seguro, de incentivo à aprendizagem e superação de desafios. Em muitos casos, principalmente voltados para a atuação clínica, o psicopedagogo pode vir a atuar em conjunto com uma equipe multidisciplinar de professores, psicólogos, neurólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

Você é um profissional e deseja aprofundar seus conhecimentos se especializando em Psicopedagogia? Conheça o curso de Pós-graduação EAD em Psicopedagogia da Pós Estácio!

 

Leia também:

A psicopedagogia no tratamento de pessoas com dificuldade de aprendizagem

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019