Treinamento em suspensão é um tipo de treino onde as pessoas usam um conjunto de cintas e seu peso corporal para se mover através de uma série de exercícios com o objetivo de aumentar força, flexibilidade e resistência. Nesta técnica de exercício, as pessoas utilizam tiras presas em pontos fixos como galho de árvore ou o teto, e movem-se através de exercícios como agachamentos, flexões, e assim por diante. As alças são fáceis de ajustar, e as pessoas podem mudar de posição no chão para variar a intensidade do treino.
Esta forma de exercício depende da resistência, com o peso do corpo agindo como uma ferramenta para o treino. As pessoas podem trabalhar a parte superior e a inferior, com uma variedade de movimentos. Isso permite personalizar os exercícios para atender às suas necessidades.
Hoje em dia, algumas academias já oferecem aulas de treinamento de suspensão em grupo, personal trainers podem oferecer treinamentos individuais, e também as pessoas podem usar o sistema de suspensão em casa. A portabilidade pode ser uma vantagem para as pessoas que viajam e querem ser capazes de manter a forma enquanto estão fora de casa, pois as tiras podem ser configuradas em qualquer lugar.
Para fazer o treinamento de suspensão, as pessoas precisam de um Core forte (centro de produção de força, geração de estabilidade e manutenção do alinhamento postural). Não é uma forma de exercício para iniciantes, pois os músculos ao redor da coluna vertebral e abdômen necessitam estar em boas condições.
As pessoas que têm feito esportes como yoga e pilates geralmente podem incorporar com segurança o treinamento suspensão, assim como os levantadores de peso, certificando-se de incluir exercícios para fortalecer o core nos treinos. As pessoas que não têm certeza sobre se esta técnica é boa para eles devem conversam com um médico ou personal trainer para avaliar a situação.