Mesmo que existam críticas contra ou a favor da rápida expansão da internet na atualidade, um ponto de concordância é o fato de os jovens estarem cada vez mais imersos nas plataformas digitais. Pensando em alternativas para torná-los dedicados aos estudos, ou apenas melhorar o desempenho educacional, o uso da informática pode ser uma ótima alternativa. 
 
A ideia já foi, inclusive, aderida pelo Ministério da Educação, que ao longo dos anos vem aplicando políticas públicas com o intuito de melhorar o acesso à tecnologia entre os estudantes em todo o território nacional. Dentre as iniciativas, podemos destacar uma das mais recentes: o Programa de Inovação 'Educação Conectada', que busca fomentar o planejamento da inovação no ambiente escolar, qualificando os professores desde a formação inicial nas licenciaturas até os educadores já graduados. 
 
Para alcançar estes objetivos, o programa pretende oferecer conteúdos digitais nas escolas, fornecer os equipamentos necessários e apoiar – tanto no nível técnico quanto no financeiro – as escolas e as redes de ensino. 
 
Ver o reconhecimento do poder público no potencial que a tecnologia exerce na mudança do ambiente estudantil, representa avanços significativos na área. Já no espaço universitário, o crescimento dos cursos de EAD mostra a necessidade de investimento das faculdades – ou demais organizações que ofertam ensino a distância – nos profissionais de TI (Tecnologia da Informação) capacitados para a construção e manutenção das plataformas digitais. 
 
Vale lembrar também que trabalhar com computadores e outras ferramentas, na graduação, não significa apenas inserir as máquinas nas instituições de ensino e deixar que elas sirvam e bastem para os alunos soltos. O computador, assim como alguns dos outros instrumentos utilizados em aula, chega  para auxiliar o trabalho do professor, e jamais substituí-lo.
 
———————–
 
Se você é formado na área de TI e procura especialização na área, mas com enfoque na educação, conheça o curso de pós-graduação a distância em Informática Educativa. E para os graduados na área de educação, também interessados na temática, a Estácio oferece diversos cursos presenciais e a distância em Educação. Entre eles a Pós em Docência e Gestão na Educação a Distância, que possui disciplinas ligadas à linguagem didática na internet. 
 
Com tantas oportunidades, alcançar a sonhada especialização pode estar a poucos minutos de se tornar verdade. A Estácio espera por você!
 
Fontes utilizadas como referência para o texto

Educação Conectada 
Info Escola 
Jornal Bom Dia