O momento mais esperado do ano é o verão e, com ele, férias, festas, sol, praia, piscina e tranquilidade. Nesta estação do ano os dias são mais extensos e a temperatura mais elevada, fazendo com que as pessoas aproveitem mais os dias, principalmente para as atividades esportivas. Por conta disso os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, levando em consideração que muitas vezes a rotina é quebrada e o corpo fica mais exposto ao calor.

Infelizmente, a intoxicação alimentar é mais comum no verão do que em qualquer outra época do ano. As bactérias encontradas nos alimentos se multiplicam mais rapidamente no verão, devido as altas temperaturas. Outro problema encontrado é que pessoas fazem mais piquenique ou churrasco fora de casa, onde o manuseio do alimento não é feito da maneira adequada e muitas vezes os alimentos não são refrigerados, além da não existência de lugares para a higiene pessoal. Intoxicação alimentar pode causar vômitos e diarreia e pode ser muito grave para as crianças, idosos e pessoas em condições de fragilidade do sistema imunológico. 

A melhor opção é começar a olhar e prevenir a intoxicação alimentar, para não estragar sua diversão no verão. Para isso, vamos mostrar alguns passos importantes para comer de forma saudável no verão:

– Mantenha o seu refrigerador abaixo de 5°C;
– Mantenha saladas frescas e carnes  no refrigerador ou geladeira a 5 °C ou menos, até cozinhar ou servir;
– Não colocar o alimento quente diretamente na geladeira;
– Manter a carne crua, frango e frutos do mar refrigerados longe de alimentos cozidos.

Quando as bactérias da carne crua entram em contato com os alimentos cozidos, pode causar intoxicação alimentar.

– Veja sempre a validade do alimento;
– Alimentos enlatados precisam ser analisados de acordo com seu fechamento e preservação;
– Não coloque mais alimento do que cabe em seu freezer e geladeira.

Esses e outros cuidados precisam ser mais observados no verão.