Alimentos funcionais é uma designação dada aos alimentos que podem ter benefícios específicos para a saúde. Basicamente, são alimentos normais em que certos elementos “nutricionais” são adicionados, a fim de que eles forneçam algum benefício à saúde. A alimentação suplementada com outros elementos também pode ser chamada nutracêutica (uma combinação das palavras nutrição e produtos farmacêuticos).

Para que o produto tenha um indicativo de alimento funcional, é necessário que ele mostre, de alguma forma, eficácia contra doenças para o organismo, e isso pode levar extensos testes com o produto. A demanda do mercado por alimentos nutracêuticos é alta, devido aos governos procurarem reduzir os custos de saúde e os consumidores se afastarem de comprar alimentos processados ​​por causa de todas as informações que lhes mostram como estes são nutricionalmente carentes.

Um cereal pode ser feito com fibras adicionais de modo que um anúncio no rótulo pode caracterizá-lo como um alimento funcional, como no exemplo: “Marca X de cereal contém 25% das recomendações diárias de fibra dietética.” Tais alimentos, uma vez que a fibra está ligada a uma melhor saúde cardiovascular, também podem ter uma mensagem que diz que “promove a saúde do coração.”

Os alimentos funcionais, em combinação com uma dieta saudável e rica em alimentos naturais, podem ser benéficos para o corpo.