O uso da planta beneficia pacientes, principalmente por acalmar as emoções e promover o aumento da energia. Os chineses acreditam que o uso do ginseng pode ajudar a aumentar a capacidade de uma pessoa lidar com o estresse diário, assim como aumentar a sua resistência. O ginseng tem sido considerada como um estabilizante do organismo por causa dessas ações no corpo e porque ele não tem quaisquer efeitos adversos.


O ginseng, também conhecido como Panax ginseng, contém fitoquímicos que são associados com o alívio do estresse emocional e físico . Suas finas e longas têm sido usadas na medicina chinesa há mais de 3.000 anos. Ele está disponível no mercado como um extrato em pó, como raízes secas e cortadas, na forma líquida ou em cápsulas.


Ele contém uma mistura complexa de compostos nitrogenados e carboidratos chamados ginsenosídeos, que acreditam ajudar a aumentar as atividades dos neurotransmissores do cérebro. Eles também regulam a circulação de sangue no cérebro, melhorando a memória e capacidade mental. Além disso, dentre os benefícios do ginseng, está  o aumento das capacidades matemáticas e do pensamento abstrato.


Vários estudos também observaram os benefícios de saúde do ginseng na redução dos níveis de açúcar no sangue e de colesterol no corpo. É também usado na prevenção de problemas de gripe e resfriados. O uso da planta quando feito durante o início de gripe ou resfriado é recomendado, pois pode diminuir os sintomas de tais condições.


Estudos com animais e seres humanos têm mostrado que os benefícios do ginseng  também incluem o relaxamento dos músculos pulmonares , tornando-se assim útil em pacientes com asma e outras doenças pulmonares. Pode também oferecer alívio dos sintomas de pós-menopausa, assim como contra os efeitos da intoxicação alcoólica.