No artigo Os benefícios do Salmão, falamos sobre a gordura saudável que o esse peixe possuí e os inúmeros benefícios que o seu consumo gera. Para aprofundarmos um pouco mais o assunto, vamos conhecer um pouco mais sobre o tipo de gordura que você não deve corta de sua nutrição. Quando se trata de gordura, há um tipo que você não quer cortar de sua alimentação, o ômega-3 ácidos graxos, que pode ser encontrado em peixes e vegetais. 

Os Ômega-3 ácidos graxos

Ácido Eicosapentaenoico – EPA e Ácido Docosaexaenoico – DHA, que são encontrados principalmente em peixes. 
Ácido Alfa Linolênico – ALA, é encontrada em fontes vegetais, tais como nozes e sementes. 

Esses ácidos graxos ajudam o funcionamento do organismo, além de trazer alguns benefícios para a saúde.

Como o Ômega 3 ajuda a saúde

.Gordura no sangue (triglicérides) – O DHA encontrado na composição dos suplementos a base de óleo de peixe é usado para baixar o nível elevado de triglicérides, diminuindo os riscos de doenças cardíaca.

.Artrite reumatoide –  Outros benefícios do óleo de peixe (EPA + DHA) são a redução da rigidez, dores nas articulações e alguns estudos mostram que os suplementos de Omega-3, potencializam a eficácia dos anti-inflamatórios.

.Depressão – Alguns estudos mostram que em regiões que as pessoas consomem alimentos com altos níveis de ômega-3, eles têm níveis mais baixos de depressão. O óleo de peixe também parece aumentar os efeitos de antidepressivos e podem ajudar nos sintomas depressivos de bipolar.

.Desenvolvimento do bebê – DHA é importante para o desenvolvimento visual e neurológico das crianças.

.Asma –  Uma dieta rica em ômega-3 reduz a inflamação, um componente-chave na asma.

.TDAH – Alguns estudos mostram que o óleo de peixe podem reduzir os sintomas de TDAH em algumas crianças e melhorar suas habilidades mentais, como pensar, lembrar e aprender. 

.Alzheimer e doença de demência – Alguns estudos sugerem que a omega-3 pode ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer e demência, e tem um efeito positivo sobre a progressiva perda de memória associada ao envelhecimento.