Os benefícios do tomate


O tomate é uma fruta versátil  que se “disfarça” de vegetal. E embora possa haver alguma confusão sobre o que é, as pessoas não parecem ter qualquer problema em encontrar e usar esse ingrediente popular. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), uma pessoa come em média cerca de 9 quilos de tomates por ano, seja em massas, pizzas e ketchup. Os tomates, além de saborosos, são bons para a saúde.

Além de contribuir para uma dieta saudável para o coração a ajudar a proteger o corpo contra uma variedade de cânceres, o tomate é um vegetal (ou fruta, para ser cientificamente correto) com muitos benefícios, o que é bom para o corpo como um todo, e também para o bolso.

Confira abaixo os cinco benefícios do tomate:

Ajuda a manter os ossos saudáveis

Os tomates contribuem para a saúde dos ossos e ajudam a manter os vasos sanguíneos flexíveis por conterem vitamina K. A vitamina K é armazenada no tecido adiposo do organismo e ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Além disso,é também um agente de coagulação.

Ajuda a diminuir a pressão arterial

Como uma boa fonte de citrato de potássio, o tomate pode ajudar a baixar a pressão arterial. Ele contém cerca de 11,4% de sua necessidade diária de potássio, e por isso comer mais tomates é uma maneira fácil de ajudar a combater a pressão arterial elevada com a dieta, ao invés de depender de suplementos ou medicamentos prescritos. 
Ter um nível baixo de potássio pode resultar em outros problemas como: perda de energia, cãibras musculares e um batimento cardíaco irregular. 

Ajudar a reduzir colesterol

Na luta contra o colesterol elevado, o tomate dar um golpe duplo. Alguns dos compostos naturais, como o licopeno, podem ajudar a baixar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL) no corpo, embora o mecanismo que faz com que isso aconteça não é completamente compreendido.
Uma das grandes vantagens de se comer tomate, ou  produtos à base dele, é que é um dos poucos vegetais que retêm alguns de seus compostos naturais importantes, como o licopeno, quando cozido e também quando processado. 

Ajuda a manter os seus olhos saudáveis
Doenças da visão, como catarata e degeneração macular, têm uma estreita associação com uma dieta desbalenceada, e os tomates são ricos em compostos, vitaminas e minerais que contribuem para a boa saúde dos olhos.
Com altos níveis de vitaminas A, E e C, , os tomates são uma opção muito boa para a dieta se manter os olhos em melhores condições. Além disso, eles também têm alguns ingredientes secretos que os torna um super alimento para os olhos. Os tomates contêm compostos antioxidantes como zeaxantina, luteína e licopeno, todos compostos que protegem os olhos de danos leves. O corpo humano não pode sintetizar estes compostos, então eles têm que ser introduzidos pelos alimentos ingeridos.

Os benefícios do licopeno
O licopeno pode ajudar o corpo a combater doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Recentes estudos indicam que o licopeno ou licopeno em conjunto com outros fitoquímicos em tomates, podem ajudar na luta contra o câncer da próstata e do pâncreas.
Um estudo da Universidade de Harvard demonstrou que homens que ingerem 10 ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como salada de tomate, molhos de tomate, catchup, tem diminuído em 1/3 o risco de contrair câncer de próstata do que homens que se alimentam com menos de duas refeições por semana a base de tomates.

Rita Alves