Por muitos anos centenas de pesquisas apontaram o ovo como um dos principais causadores do colesterol elevado, além de mal hábito de vida. A verdade é que o ovo tem muitos benefícios para a saúde humana, por ser uma fonte muito rica em proteína, vitaminas, incluindo a vitamina A, potássio e muitas vitaminas do complexo B, como ácido fólico, colina e biotina. Com esses elementos a favor da saúde, o ovo hoje em dia é colocado como um dos poucos alimentos capazes de partilhar composições de nutrientes tão diversificadas e que beneficiam a nutrição humana.

O fato é que todos os tipos de gorduras foram deixadas de lado na dieta saudável, por serem um sério agravante de doenças cardíacas, e o ovo foi considerado um dos principais fatores nesse quesito também. Mas a verdade é que o aconselhamento dietético sobre o assunto aponta o equilíbrio quando se trata do consumo de colesterol, isso porque gordura a partir de fontes saudáveis são vitais para o corpo, enquanto as más gorduras, como a margarina ou alimentos fritos em óleo vegetal, são muitos perigosos para a saúde.

Os ovos preparados de forma adequada, isso é cozida ou sem adição de óleo vegetal ou margarina, trazem benefícios através da gema que contém vitaminas e nutrientes, colocando o ovo como uma fonte benéfica de gordura saudável. Como tal, novas pesquisas não ligam o consumo de ovos ao risco de doença cardíaca.

Todavia, os diabéticos podem ser um dos únicos grupos que devem evitar mais de um ovo por dia, pois eles podem mostrar alguns aumentos no colesterol quanto maior o consumo. Mas, mesmo em diabéticos, os ovos podem ser muito úteis, por não conterem açúcar, como muitos alimentos ingeridos durante o dia.

Mas cada galinha é criada diferente, a melhor maneira de saber a melhor opção é saber nas embalagens se elas foram criadas em um ambiente natural, ou seja, o animal foi capaz de se alimentar de alimentos que seu corpo pode tolerar ou até mesmo num ambiente calmo e livre. Para isso, a galinha produtora de ovos precisa ser criada em um ambiente livre de gaiolas ou o termo em inglês free range chicken. Em um ambiente como esse o animal consegue andar e se alimentar de tudo o que seu organismo precisa, fazendo que ao final a produção de ovos seja beneficiada com ovos ricos em vitaminas.

Já no outros casos, no qual as galinhas são criadas em gaiolas, o animal sofre com estresse, diminuindo assim os seus sistemas imunitários e elevando a probabilidade de infecção. Infecções frequentes são um problema comum para os animais criados em locais apertados. Muitas vezes, as galinhas são tratadas com antibióticos regulares para ajudar a manter as baixas taxas de infecção, como a salmonese.

Por isso, o cuidado na preparação dos ovos com gorduras más para o organismo e também a opção por ovos criados ao ar livre (free range), pode fazer com que você seja beneficiado com os nutrientes e vitaminas presentes no ovo.