A farmácia clínica é geralmente um campo dinâmico, com muitas oportunidades variadas de trabalho. Por exemplo , os trabalhos estão disponíveis em um grande número de áreas: hospitais, clínicas, farmácias, laboratórios de pesquisa e instituições acadêmicas. Os farmacêuticos também podem ser necessários para executar uma ampla variedade de funções, tais como monitorar prescrições, manipular de medicamentos e instruir estagiários.


O ponto em comum entre os diferentes postos de trabalho farmacêutico clínico é uma preocupação geral sobre a noção de atendimento ao paciente. Isso significa que esses profissionais trabalham para promover e certificar-se de medicamento é usado de uma maneira segura e eficaz.

Farmacêuticos clínicos têm, geralmente, um fundo educacional abrangente. Desse modo, muitos deles têm habitualmente demonstrado um grau acadêmico elevado, com cursos de pós-graduação, mestrados ou doutorados. Além disso, normalmente são bem procurados ​​por áreas como a indústria farmacêutica, ciências clínicas, ciências comportamentais e epidemiológicas.

Uma das diferenças básicas entre os vários tipos de trabalho farmacêutico clínico é o ambiente de trabalho. Por exemplo, alguns farmacêuticos trabalharão em um ambiente hospitalar – administrando medicamentos aos pacientes enquanto monitoram a efetividade dos medicamentos, certificando-se de que os cuidados de saúde são otimizados. Este tipo de farmacêutico clínico geralmente trabalha em estreita colaboração com médicos e enfermeiros, para ajudar a maximizar o atendimento ao paciente. Os farmacêuticos podem discutir com um médico o melhor tratamento possível do medicamento para o paciente. Neste parâmetro, um farmacêutico clínico pode ajudar a determinar as dosagens adequadas, e fazer o quadro de funcionários ciente de quaisquer possíveis efeitos adversos relacionados ao medicamento.

Um farmacêutico que trabalha em uma clínica terá praticamente as mesmas responsabilidades de alguém que trabalha em um hospital. Muitas vezes , ele vai ser obrigado a fornecer instruções ou informações sobre os fármacos para a equipe médica. Isto pode incluir uma introdução geral aos vários medicamentos que se encontram no mercado, e as suas vantagens e desvantagens. Além disso, pode também educar os funcionários sobre o uso adequado e administração de medicamentos. Isso pode ser, além de suas outras funções de garantir a qualidade do atendimento ao paciente . Às vezes, o farmacêutico clínico pode também fazer encomendas de medicamentos para o departamento.

Alguns trabalhos de farmácia clínica implicam em funções de orientação ou instrução. Isso normalmente significa que esses profissionais supervisionam jovens estagiários farmacêuticos em várias tarefas, tais como a manipulação de medicamentos para o uso em pacientes. Eles também podem familiarizar os residentes com os diferentes tipos de medicamentos que estão disponíveis. Farmacêuticos clínicos podem trabalhar em uma carreira exclusivamente acadêmica, falando em conferências e congressos e escrevendo trabalhos de pesquisa para revistas e jornais científicos.