A maneira como os gestores lideram as suas equipes, seja ela de pequeno ou grande porte, tem influência direta nos níveis de produtividade.Tanto para o bem quanto para o mal, o tipo de liderança reflete na performance dos associados. Dessa forma, analisar e entender qual o tipo de gestor você é pode torná-lo apto a encontrar os melhores caminhos para a equipe. 
 
Quais os tipos de liderança? 
 
Líder autoritário: É um dos mais comuns de encontrar no mercado. Seu foco encontra-se, em grande parte, direcionado no cumprimento de tarefas e metas. Neste tipo de liderança, o gestor é o centro, o que pode tornar as decisões autoritárias sem ceder liberdade aos funcionários e colocá-los sob forte tensão no ambiente de trabalho. 
 
O mal relacionamento e a péssima comunicação podem prejudicara relação com a equipe, reduzir a motivação e gerar conflitos entre os colegas. Consequentemente, a empresa será prejudicada. 
 
Líder Liberal: É o inverso do autoritário. Este tipo de líder tem como característica enfatizar a sua gestão na equipe. Em geral, costuma delegar a maior parte das funções aos liderados e deixá-los à vontade com o trabalho, só entra em ação quando solicitado. 
 
Por mais que possa parecer uma boa gestão pelo fato de valorizar a liberdade em grupo, e em alguns casos pode funcionar bem, o líder liberal é capaz de ser desastroso aos planos da organização. A equipe, com o decorrer do tempo, tende a diminuir a quantidade do trabalho ou tornar-se relaxada. 
 
Líder Democrático: Esse é o tipo de líder que vale a pena ter em qualquer negócio. Costuma ser admirado por incentivar os colaboradores, se mantém sempre ao lado das pessoas da equipe e participa das ações. Neste caso, líder e equipe trabalham em conjunto, criando um local de trabalho agradável e suscetível a exposição de opiniões, o que incentiva a inovação e criatividade. 
 
Líder Situacional: Este gestor é habituado a atuar nas mais diversas situações, e é capaz de desenvolver suas habilidades de acordo com as demandas específicas. Ao fazer isso, o líder adapta a maneira de gerir conforme a situação, objetivo a ser alcançado e equipe. Entretanto, não é fácil, e requer preparo emocional e maturidade do gestor em relação aos funcionários. 
 
Líder Coach: Enfatizando a presença dos liderados, o líder coach é um estilo dos tempos atuais. Procura otimizar a performance dos funcionários e motivá-los, os incentivando, sempre alinhados aos objetivos da empresa. 
 
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Fontes 
 
Administradores.com 
Portal IBC
Sbcoaching
Sebrae
RH Portal