Como definimos no texto sobre “A geração Y e o mercado de trabalho“, o profissional é comunicativo, desafiador, ligado a tecnologia e principalmente capaz de funcionar a curto prazo. Mas tanto “poder de fogo” as vezes pode acabar tendo algumas desvantagens e falhas durante o caminho do desenvolvimento de estratégias e soluções para as empresas.

Muitas informações ao mesmo tempo gera conhecimento e ás vezes teimosia. Ao possuir uma solução ideal em sua cabeça, o profissional não pensa em outras soluções e saídas.

Toda a empresa tem sua hierarquia, porém “Y” muitas vezes são capazes de tratar o seu superior como um outro qualquer, chegando até ser grosseiro e prepotente.

Os comprimentos de metas e prazos são partes excenciais para a realização de um planejamento estratégico, porém muitas informações acabam tirando o foco de muitos dessa geração.

Veja mais sobre: As gerações X e Y e o ambiente de trabalho

Por conta disso, muitas empresas adotam o sistema “Programa do Mentor”, que tem como base um gestor X acompanhando a trajetórioa profissional do colaborador Y. O objetivo desse programa é harmonizar essas gerações e que ambos compreendam seu papel e importância na empresa.

Compreender “falhas”, aparar arestas, permite o crescimento e evolução profissional, independente da geração que se faça parte. O aprendizado mútuo amplia o olhar sobre as próprias qualidades e defeitos.