O verão está chegando e muitas pessoas aproveitam esse momento para tirar aquela “cor de escritório”, tomando sol em praias, clubes e decks de piscinas de casa ou apartamento. A alta exposição no sol e sem o uso de protetor solar causa sérios danos para a pele. Se observarmos a pele vermelha, depois de um dia de sol intenso, com um microscópio, você verá as células e vasos sanguíneos danificados. Esses danos repetidos todos os dias, fazem com que a pele fique seca, enrugada, fraca e machucada.

No entanto, a ameaça mais séria do sol para as pessoas é o câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais comum no Brasil. No ano passado foram registrados mais de 62.680 novos casos em homens e 71.490 em mulheres. Em alguns casos mais graves o câncer de pele pode até matar, quando diagnosticado como maligno.

Como posso evitar os efeitos nocivos do sol?

Ficar fora do sol é a melhor maneira de evitar os danos dele, mas diariamente temos que ficar expostos ao ar livre, então sempre antes de sair, tome as seguintes precauções:

Pense sempre na saúde da sua pele, por mais que o sol possua benefícios como a vitamina D, certos alimentos também possuem e poderão lhe ajudar. O sol nasce o ano inteiro e todos os dias, portanto, dos efeitos dele você tem que se prevenir.