Refrigerante é uma das bebidas preferidas da sociedade. A cada ano, milhares de milhões de litros de refrigerante são vendidos no Brasil e no mundo. E embora seja popular entre homens, mulheres e crianças, muitos especialistas acreditam que beber refrigerante pode ter graves consequências para a saúde.

Alguns estudos sugerem uma forte ligação entre refrigerante e obesidade. Em sua maioria, os refrigerantes são ricos em açúcar e calorias que, combinado com os valores nutricionais praticamente inexistentes, causam aos consumidores um ganho de peso sem ao menos receber algum benefício nutricional. Surpreendentemente, beber refrigerantes diet também tem sido associado a um aumento de peso. No entanto, alguns especialistas afirmam que a obesidade pode ser causada não somente por beber refrigerante, mas sim pela combinação de se beber refrigerante e levar uma vida sedentária.

Além disso, tem demonstrado grande contribuição para a cárie dentária. Obviamente, o consumo de açúcar envolvido em beber refrigerante é conhecido por causar cáries. No entanto, foi comprovado que o ácido no refrigerante corrói o esmalte dos dentes, conduzindo à formação de cáries dentárias. Na verdade, o ácido no refrigerante pode começar a ser prejudicial para o esmalte em apenas 20 minutos depois de se consumir a bebida.

A dependência de cafeína também pode ocorrer como resultado de beber refrigerantes cafeinados. Alguns defensores da saúde afirmam que a cafeína pode interferir no desenvolvimento do cérebro das crianças. Até agora, no entanto, esta afirmação não foi comprovada. A pesquisa sugere que os indivíduos podem desenvolver dependência de cafeína, como resultado de beber refrigerante e experimentarem os efeitos de abstinência quando diminui o consumo de cafeína.

Muitas pessoas optam por beber refrigerante diet, a fim de evitar o açúcar e as calorias da bebida regular. No entanto, isto não é uma solução ideal . Alguns adoçantes artificiais, comumente usados ​​em refrigerantes diet, podem contribuir para problemas graves de saúde também.