Ao longo do mês, temos tratado a respeito de Reabilitação Esportiva. Como complemento ao tema abordado no conteúdo de 06/09, apresentamos desta vez algumas das principais lesões na mão que atingem os atletas na atividade esportiva. Assim como na palestra da professora Aline Paz Pierussi, que ocorreu durante a Semana da Saúde (evento promovido pela Pós Estácio), serão exploradas, inicialmente, as síndromes de overuse.  
 
Mas o que seria o overuse? É, de maneira geral, uma lesão por sobrecarga originada de movimentos repetitivos que exigem esforço na articulação, e ocasionam microtraumas no tecido ósseo. Conforme estas pequenas lesões acumulam-se com o tempo, superando a capacidade de recuperação do atleta, as dores locais começam a surgir. Em grande parte dos casos, o overuse ocorre por causa do aumento precipitado do volume de treino, sem antes adaptar o corpo às novas exigências físicas. 
 
O aparecimento das contusões por uso excessivo da articulação é mais comum do que parece, pois, segundo pesquisa publicada pelo Dr. Arthur Retting do Methodist Sports Medicine Center em 2004, 25% dos atletas sofreram deste tipo de problema. Por isso, apesar de o exercício físico ser ótimo para a saúde e o desenvolvimento competitivo, manter-se ativo no esporte envolve atenção aos indícios de qualquer incômodo nas mãos ou punhos. 
 
Os sintomas incluem dor, fadiga muscular, rigidez muscular, arterial e edemas (acúmulo de líquido no tecido subcutâneo). Contudo, a ausência de informações sobre a doença pode atrasar a busca por tratamento e acompanhamento junto ao fisioterapeuta. 
 
Entretanto, é importante lembrar que a lesão pode ser evitada caso sejam aplicadas certas ações, como o cumprimento de um programa de treino designado por um treinador habilitado, variando a intensidade e a frequência dos treinos ao perfil do esportista. Ademais, realizar alongamentos e fortalecer a musculatura atingida, também são exemplos do trabalho realizado pelos fisioterapeutas esportivos antes da atividade física, com o intuito de prevenir os microtraumas. 
—————-
 
Se você é formado na área de saúde, ou graduado em Fisioterapia e está em busca de saber mais sobre como a profissão auxilia o desempenho no desporto, conheça os cursos de Pós-Graduação em Reabilitação do Membro Superior e da Mão -Tratamento e Confecção de Órteses. A especialização está com as inscrições abertas e com data prévia de início para esse mês de setembro.