É sabido pelo profissionais da área da Educação Física que o treinamento de força induz à hipertrofia muscular, força muscular, potência muscular e resistência muscular.
 
Quando é dito que um determinado tipo de treino apresenta maiores adaptações neurais, isso significa que as adaptações que ocorrem são referentes à interação do sistema nervoso com o sistema muscular. Por outro lado, quando é citada a parte metabólica, ela refere-se ao processo de produção de energia, bem como às alterações fisiológicas que ocorrem durante o treinamento, como alteração do pH e redução das reservas energéticas.
 
Sendo assim, estes e outros temas foram debatidos por alunos e convidados que participaram de uma Palestra Gratuita na cidade de Vitória – ES, intitulada “Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força”. A intenção, com este encontro, foi propiciar a troca de informações entre professores e alunos que atuam na área, para abordar aspectos importantes que dizem respeito às adaptações necessárias em treinamento.