Parte II – O por que o açúcar é ruim para a saúde
No artigo anterior mostramos o porque o açúcar faz mau para a nossa saúde e como a população brasileira vem perdendo o controle de seu uso diariamente, causando assim problemas sérios de saúde. Na etapa II, vamos continuar expondo exemplos sobre os problemas do açúcar e o que acontece quando perdemos o controle.
A resistência à insulina pode evoluir para diabetes tipo II
Quando nossas células se tornam resistentes aos efeitos da insulina, as células beta do pâncreas começa a acumular mais açúcar no sangue. Eventualmente, como a resistência à insulina torna-se cada vez pior para o pâncreas produzir insulina suficiente para manter os níveis de açúcar no sangue baixo.
Neste ponto, os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente e um diagnóstico de diabetes tipo II é feita.
Dado que o açúcar pode causar resistência à insulina, não é surpreendente ver que as pessoas que bebem bebidas adoçadas com açúcar têm até um risco 83% maior de diabetes tipo II.
O açúcar pode causar câncer
O cancro é uma das principais causas de morte em todo o mundo e é caracterizada por um crescimento descontrolado e a multiplicação das células.
A insulina é um dos hormonios chave na regulação deste tipo de crescimento.
Por esta razão, muitos cientistas acreditam que ter níveis de insulina constantemente elevados (uma consequência do consumo de açúcar) podem contribuir para o câncer.
O açúcar é um dos principais colaboradores para a obesidade em crianças e adultos
O açúcar afeta hormônios e o cérebro é uma receita para o ganho de gordura ruim, além de causar a diminuição da saciedade alimentar, fazendo com que as pessoas não se sintam satisfeitas e percam o controle sobre o consumo.
Não surpreendentemente, as pessoas que consomem mais açúcar são, de longe, as mais propensas a tornar-se acima do peso ou obesas. Isso se aplica a todas as faixas etárias. Muitos estudos examinaram a relação entre o consumo de açúcar e obesidade e encontraram uma forte associação estatística. Especialmente nas crianças, onde cada porção diária de bebidas adoçadas com açúcar está associada com um percentual de 60%, no qual aumenta o risco de obesidade.
O açúcar é considerado, nas novas pesquisas como o principal agente causador da elevação dos índices de colesterol, proporcionando doenças cardíacas. Por muitas décadas, as pessoas culparam a gordura saturada para doenças do coração. No entanto novos estudos estão mostrando que a gordura saturada é inofensiva.
Estudos mostram que grandes quantidades de frutose podem aumentar triglicérides, LDL pequenas e densas de LDL oxidada, elevar a glicose no sangue e os níveis de insulina e aumentar a obesidade abdominal.
É verdade que o consumo do açúcar em pequenas quantidades vai acabar lhe dando um pouco de energia, mas pense que consumido em altas quantidades por dia, o açúcar poderá ser um caminho para complicações de saúde, que poderão levar a morte.