método Pilates uma forma de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates, emprega técnicas que ensinam o corpo a trabalhar com a mente. Através de uma série de alongamentos, controle da respiração e técnicas para tonificação muscular, o Pilates é projetado para melhorar a flexibilidade, equilíbrio e tônus ​​muscular do corpo. O Pilates pode ser uma ótima maneira de implementar exercícios de baixo impacto em seu treino, porém não é um exercício cardiovascular e não se tem como propósito promover a perda de peso.

Para o Pilates ajudar na perda de peso, ele deve ser acompanhado de uma dieta bem equilibrada, de preferência se monitorada por um profissional de Nutrição. Para o corpo a perder peso, deve queimar mais calorias do que consome, e apesar de isso parecer um conceito bastante simples, muitas pessoas erroneamente acreditam que qualquer tipo de exercício irá iniciar a perda de peso, independentemente do que comerem. A verdade é que você tem que estar realizando uma atividade que realmente queima mais calorias do que você está consumindo a cada dia, fazendo uma dieta saudável tão importante quanto a forma de exercício que você escolher.

Se você estiver procurando por um programa de perda de peso, você pode considerar o uso de Pilates como parte de sua rotina de exercícios, mas você também deve falar com um médico ou personal trainer sobre a implementação de outras formas de exercício. O exercício aeróbico, como andar de bicicleta e caminhar, promovem um treino cardiovascular e queimam calorias que o Pilates não pode.

Embora o Pilates possa vir a ser um grande benefício, praticá-lo exclusivamente não ajuda a perder peso. Um nutricionista ou médico podem recomendar planos de dieta e o exercício que promovem a queima de calorias de modo mais eficaz. 

Mitos sobre o pilates
Pilates para mulheres grávidas