Plano de retomada: quais cuidados são essenciais para a retomada das atividades?

No dia 19 de junho deste ano, o Ministério da Saúde publicou uma portaria contendo orientações para a retomada de atividades nesse momento de pandemia de Covid-19. São orientações com o objetivo de prevenir, controlar e reduzir a transmissão da doença. 
 
Segundo o documento, as empresas devem garantir uma retomada das atividades de forma segura, gradativa, planejada, regionalizada, monitorada e dinâmica. Então, sempre vale analisar o cenário e colocar na balança se vale a pena ou não retomar as atividades presenciais.
 
Para aqueles que necessitam retomar suas atividades, existem alguns cuidados e protocolos de saúde que não podem ser esquecidos.
 
O profissional da área da Saúde Pública, em particular, especializado por meio da Pós EAD em Programa de Saúde da Família, é o que está à frente dessas medidas preventivas e de atenção básica à saúde.
 

Cuidados para as empresas ao retomarem suas atividades

Vale ressaltar que cada área deve estabelecer protocolos próprios, seguindo as autoridades da saúde, que contemplem suas especificidades, levando em conta: riscos das atividades, dinâmicas entre os trabalhadores e processos, entre outros tópicos.
 
Para as empresas, a primeira coisa que deve ser feita é um plano de ação, que contenha as etapas da volta gradativa, mas que também inclua ações para recuar, se os casos de Covid-19 voltarem a crescer.
 
No geral, estas são as recomendações principais para as empresas:
 
• Definir e divulgar orientações para a prevenção, o controle e a redução da transmissão da Covid-19.
• Disponibilizar estrutura para a higienização constante das mãos e das superfícies, com lavatórios, água, sabão e álcool em gel 70%.
• Implementar medidas de triagem, como aferição de temperatura corporal.
• Aumentar a frequência de limpeza e desinfecção dos ambientes.
• Privilegiar a ventilação natural, ou, ainda, promover medidas de troca constante do ar dos ambientes.
• Demarcar e reorganizar os espaços, adotando procedimentos que garantam a distância de pelo menos um metro entre as pessoas.
• Evitar aglomerações nos espaços, seja na entrada, na saída ou durante a utilização dos espaços de uso comum.
• Estimular e implementar atividades de forma virtual, priorizando os canais digitais para os atendimentos, e, também, incluindo o trabalho a distância, o famoso home office, principalmente para aqueles que convivam com pessoas do grupo de risco.  
 
Você também pode gostar de:
+ O que é atendimento humanizado na saúde e qual importância?
+ Pós Estácio investe em especialização a distância para formar farmacêuticos clínicos
+ Farmacêutico especializado tem mais chance de ser aprovado em concursos públicos
 

Cuidados individuais para prevenção da Covid-19

Para toda a população, a portaria divulga uma lista de cuidados, como lavagem e higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool 70%; utilização de máscaras de proteção; evitar tocar na região do rosto e na máscara; não compartilhar objetos de uso pessoal; manter o distanciamento de um metro entre as pessoas, entre outros cuidados já divulgados por outras autoridades.
 

A corrida pela vacina do novo coronavírus

Por mais que todas essas medidas de prevenção sejam seguidas à risca, só ficaremos totalmente tranquilos e seguros quando a população for vacinada. 
 
Para que isso aconteça, temos profissionais do mundo todo que trabalham incansavelmente para que uma vacina eficaz seja aprovada e produzida. Entre esses profissionais, estão os da área da Farmácia, os profissionais farmacêuticos, que estão envolvidos na pesquisa clínica
 
Sem os profissionais farmacêuticos especializados, as pesquisas de 167 vacinas contra o novo coronavírus não seriam possíveis. Existem 19 vacinas em todo o mundo em fase avançada de pesquisa. A perspectiva é de que o prazo para aprovação, produção e distribuição seja menor que o esperado, com o esforço de farmacêuticos a todo o vapor. 
 
conteúdos gratuitos em farmácia
 
 
 

Compartilhe essa notícia

Veja também

 



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021