O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou oficialmente, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), o projeto “Sementes da Vida”, que tem por objetivo garantir o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida em Manaus. O projeto prevê que, ao ser registrado no cartório, cada bebê receba junto com a certidão de nascimento um certificado de um espécime da flora amazônica, plantado em área reservada pelo município. Esta muda poderá ser localizada pela família, por meio de georreferenciamento, constante na própria certidão expedida pelo cartório.

Para marcar o início das atividades do “Sementes da Vida”, nove crianças, com idades entre 1 e 12 anos, participaram, na área externa da sede do TJAM, do plantio de mudas de árvores como ipê roxo, pau rosa, ingá açu, cuieira, entre outras espécimes amazônicas. Elas receberam a Certidão de Plantio da Árvore em que consta o nome da criança e a informação de que a muda plantada homenageia seu nascimento. Na certidão está, ainda, o georreferênciamento e os nomes cientifico e popular da árvore. As crianças e seus responsáveis firmaram o compromisso de comparecer regularmente à sede do TJAM para cuidar e acompanhar o crescimento das respectivas plantinhas que “adotaram”.

De acordo com a CGJ, a ideia é garantir o plantio de 10 mil mudas no primeiro ano de atividade do projeto, numa ação que reúne educação ambiental e estratégia para ampliar a arborização da cidade de Manaus e a melhoria da qualidade de vida da população. O projeto tem a parceria da Associação de Registradores Civis do Amazonas (Arpen-AM); Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-AM), Instituto Soka Gakkai, em conjunto com o Centro de Sementes Nativas do Amazonas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas); Oca do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação; e a empresa Rymo da Amazônia.

___________________________________________

Para mais informações sobre os cursos de Pós em Ambiental, entre em contato conosco!