Por que a Gestão de Projetos é tão importante? Entenda com estes 4 motivos

Não tem como falar em crescimento de empresas, busca por resultados e equipes alinhadas sem falar em Gestão de Projetos. Em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente com todo o boom da era digital, é imprescindível que as empresas invistam em Gestão de Projetos. 

Até 2027, espera-se um aumento de 33% no número de oportunidades para gestores de projetos, totalizando mais de 2 milhões de profissionais somente no Brasil, segundo dados da Project Management Institute (PMI).

Para entender por que a Gestão de Projetos é tão importante, trouxemos 4 principais motivos que evidenciam o porquê ela tem se tornado cada vez mais indispensável no mundo dos negócios. Continue a leitura e descubra.

1. Alinhamento estratégico e foco nos resultados

Para que uma empresa funcione bem e alcance os resultados desejados, é preciso que tudo esteja alinhado com seus objetivos estratégicos. E é aí que entra a Gestão de Projetos. Um gestor de projetos qualificado é capaz de assegurar que cada etapa de um projeto contribua para o alcance das metas estabelecidas. Assim, ele elabora um planejamento meticuloso, definindo o escopo, os prazos, os recursos e as responsabilidades de cada pessoa envolvida. 

Uma gestão eficaz resultará em:

    • Uma visão panorâmica do projeto, com início, meio e fim;

    • Alinhamento entre as diferentes áreas da organização;

    • Base para decisões estratégicas embasadas em dados e análises.

2. Otimização de recursos e redução de custos

A equipe estabelece suas metas, meios de alcançá-la e no momento da execução: não possui os recursos necessários ou gasta muito mais do que o previsto. Essa situação acaba sendo comum em muitas empresas, mas não com um bom profissional em Gestão de Projetos. O gestor de projetos torna-se indispensável para um planejamento preciso dos recursos humanos, financeiros e materiais, evitando desperdícios e garantindo a melhor relação custo-benefício. Além disso, através de ferramentas e técnicas específicas, também é capaz de:

    • Maximizar a produtividade e otimizar o uso dos recursos disponíveis;

    • Minimizar os desperdícios e otimizar os gastos, garantindo um retorno do investimento mais alto;

    • Adaptar-se rapidamente a mudanças no ambiente e nas necessidades do projeto.

3. Aumento da produtividade e eficiência

Tempo é dinheiro, e na gestão de projetos, cada minuto é precioso. Para que cada dia dedicado ao projeto tenha uma produtividade eficaz, o profissional responsável elabora um plano de ação bem estruturado com acompanhamento constante de cada etapa elaborada. A comunicação clara e a definição de responsabilidades garantem que cada membro da equipe saiba exatamente o que precisa fazer e quando, evitando retrabalhos e desperdícios de tempo. Todo esse processo resulta em:

    • Fluxo de trabalho otimizado

    • Equipe engajada e motivada

    • Entrega mais rápida

    • Otimização de processos

    • Corte de obstáculos

4. Redução de riscos 

Imprevistos podem acontecer em qualquer negócio. Mas com uma Gestão de Projetos bem elaborada, é possível a redução de riscos. O gestor especializado é capaz de exercer a identificação, análise e mitigação de riscos potenciais que podem comprometer o andamento do projeto. Assim, é possível tomar medidas para minimizar os impactos negativos e garantir o sucesso do empreendimento através de um plano de gerenciamento de riscos.

O plano de gerenciamento de riscos é um mapa detalhado dos desafios que podem surgir ao longo da jornada do projeto. Por meio de um processo estruturado, a equipe de gestão de projetos mapeia os riscos potenciais, avalia sua probabilidade e impacto e define ações para minimizá-los ou eliminá-los por completo. Algumas das técnicas utilizadas são:

    • Brainstorming

    • Análise SWOT

    • Análise de dados

    • Consultoria com especialistas

É perceptível como a Gestão de Projetos é um investimento que se traduz em retorno positivo a longo prazo, impulsionando o crescimento, a competitividade e a sustentabilidade da organização. Então é claro que, uma vez que estão preocupados com o sucesso de suas empresas, a busca por profissionais qualificados torna-se indispensável.

Isso nem sempre é fácil, uma vez que muitos profissionais não possuem os requisitos necessários, como uma boa formação em Gestão de Projetos no currículo.

Com a Pós Estácio, isso não será um problema para você. 

Com a Pós-Graduação em Gestão de Projetos da Estácio, você ganha um grande diferencial no seu currículo, colocando-se à frente de outros profissionais. 

Com essa formação, aprenderá tudo que é necessário para conquistar o mercado de trabalho e solucionar qualquer desafio do dia a dia.

Clique aqui agora mesmo e matricule-se na Pós-Graduação em Gestão de Projetos.