Não tem como falar em crescimento de empresas, busca por resultados e equipes alinhadas sem mencionar a Gestão de Projetos.
Em um mercado cada vez mais competitivo, especialmente com o boom da era digital, é imprescindível que as empresas invistam em Gestão de Projetos.
Até 2027, espera-se um aumento de 33% no número de oportunidades para gestores de projetos, totalizando mais de 2 milhões de profissionais somente no Brasil, de acordo com os dados do Project Management Institute (PMI).
Para entender por que a Gestão de Projetos é tão importante, apresentamos, portanto, 4 principais motivos que evidenciam por que ela tem se tornado cada vez mais indispensável no mundo dos negócios.
Continue a leitura e descubra.
Para que uma empresa funcione bem e alcance os resultados desejados, é preciso que tudo de fato esteja alinhado com seus objetivos estratégicos.
Nesse contexto, a Gestão de Projetos se torna fundamental.
Um gestor de projetos qualificado assegura que cada etapa de um projeto contribua no entanto para o alcance das metas estabelecidas. Assim, ele elabora um planejamento meticuloso, definindo o escopo, os prazos, os recursos e as responsabilidades de cada pessoa envolvida.
Consequentemente, uma gestão eficaz resultará em:
Quando a equipe estabelece suas metas e os meios de alcançá-las, muitas vezes se depara com a falta de recursos ou gastos excessivos.
Essa situação é comum em muitas empresas; no entanto, pode ser evitada com um bom profissional em Gestão de Projetos.
O gestor de projetos torna-se, portanto, indispensável para um planejamento preciso dos recursos humanos, financeiros e materiais, evitando desperdícios e garantindo a melhor relação custo-benefício.
Além disso, através de ferramentas e técnicas específicas, ele também é capaz de:
Tempo é dinheiro, e na gestão de projetos, cada minuto é precioso.
Portanto, para que cada dia dedicado ao projeto tenha uma produtividade de fato eficaz, o profissional responsável elabora um plano de ação bem estruturado, com acompanhamento constante de cada etapa.
A comunicação clara e a definição de responsabilidades garantem assim que cada membro da equipe saiba exatamente o que precisa fazer e quando, evitando retrabalhos e desperdícios de tempo. Como resultado, temos:
Imprevistos podem ocorrer em qualquer negócio. Contudo, com uma Gestão de Projetos bem elaborada, é possível reduzir os riscos.
O gestor especializado é capaz de identificar, analisar e mitigar riscos potenciais que podem comprometer o andamento do projeto.
Assim, é possível tomar medidas para minimizar os impactos negativos e garantir o sucesso do empreendimento através de um plano de gerenciamento de riscos.
Esse plano, portanto, serve como um mapa detalhado dos desafios que podem surgir ao longo da jornada do projeto.
Por meio de um processo estruturado, a equipe de gestão de projetos mapeia os riscos potenciais, avalia sua probabilidade e impacto, e define ações para minimizá-los ou eliminá-los por completo.
Algumas das técnicas utilizadas incluem:
É evidente, portanto, como a Gestão de Projetos é um investimento que se traduz em retorno positivo a longo prazo, impulsionando não apenas o crescimento, a competitividade e a sustentabilidade da organização.
Assim, fica claro que, ao se preocuparem com o sucesso de suas empresas, a busca por profissionais qualificados torna-se indispensável.
Entretanto, isso nem sempre é fácil, uma vez que muitos profissionais não possuem no entanto os requisitos necessários, como uma boa formação em Gestão de Projetos no currículo.
Com a Pós Estácio, isso não será um problema para você.
A Pós-Graduação em Gestão de Projetos da Estácio, você ganhará um grande diferencial no seu currículo, colocando-se à frente de outros profissionais.
Nela você aprenderá contudo tudo que é necessário para conquistar o mercado de trabalho e solucionar quaisquer desafios do dia a dia.
Clique aqui agora mesmo e matricule-se em Gestão de Projetos!
Fale conosco AGORA pelo WhatsApp