Por que estudar História da Arte?


Postado:


Quem nunca teve a curiosidade de aprender mais a respeito de antigas civilizações, modos de vida e costumes de outras épocas? É possível aprofundar-se e descobrir muito sobre diversos contextos históricos e culturais estudando a História da Arte, técnicas, influências e movimentos artísticos passados.O historiador da arte busca compreender e apresentar ao mundo a essência ea complexidade da arte, bem como ser um intermediário e também um facilitador da compreensão e da interpretação artísticas.

Segundo estudiosos da área artística, o campo artístico revela valores, costumes, crenças e modos de agir de um povo. Ao analisar um conjunto de evidências perceptíveis em uma obra, o intérprete da arte se esforça na tarefa de relacionar esses vestígios com um traço do período em que a obra foi concebida. A partir dessa ação, a arte passa a ser interpretada com um olhar histórico, a fim de decifrar aquilo que o artista disse e expressou através da sua obra.

Por meio de análises e interpretação, é possível dizer que a arte é um reflexo do tempo. Contudo, não se pode afirmar que a arte é uma manifestação presa aos valores da época. Por exemplo, é possível acreditar que a arte do século XVI tem a função de exprimir aquilo que a sociedade daquele século pensava, mas ela não se limita a isso. A essência da arte expressa sentimentos, angústias e vontades de um artista. O papel do historiador é procurar a história além do óbvio.

Ao estudar o contexto da arte, o pesquisador ou o estudante de pós-graduação em História da Arte irá perceber que uma manifestação de clara evidência artística pode não ser interpretada como tal pelo seu autor ou pela sociedade em que surge. Além disso, ao estabelecermos um olhar atento à obra de um único artista, podemos reconhecer que os seus trabalhos não só refletem o tempo em que viveu, mas demonstram a sua relação particular, o diálogo singular que ele estabeleceu com seu tempo. O que aquele artista viveu e sentiu? No que aquele artista acreditava? Sua obra é um reflexo de diversas pequenas influências pessoais, da forma como se relacionava com o mundo.

Atualmente, o olhar histórico sobre a arte vem sendo acrescido com questões, discussões e debates interessantes, decorrentes da tecnologia, da história e das expressões contemporâneas. A apropriação e a expressão da obra pelo público, os meios de difusão do conteúdo artístico e o intercâmbio entre diferentes manifestações integram novos espaços e plataformas. É importante analisar as releituras, as novas expressões e usos de uma obra em plataformas digitais, e enxergar vários sentidos concebidos em uma única arte.

Um curso de pós-graduação é essencial é essencial para quem se destacar profissionalmente. Conheça o curso de especialização em História da Arte da Pós Estácio! 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019