Pós-Graduação a Distância

Docência e Prática da Meditação


Seu título “Docência e Prática da Meditação”, por si só deixa claro o que, em essência, queremos: que estes conhecimentos possam servir à prática constante e que a compreensão essencial que dela surja, seja a base de sua transmissão a um número cada vez maior de pessoas, contribuindo à promoção do bem-estar, saúde, elevação espiritual e do progresso científico.
Este curso, em nível de pós-graduação lato sensu, forma especialistas e professores de Meditação dentro dos mais altos padrões éticos e científicos, e está aberto a graduados nas áreas das Artes, Educação, Saúde, Esportes, Defesa e Administração.
Seu objetivo geral é propiciar a formação de meditadores, professores e pesquisadores com amplo e profundo conhecimento de meditação, abrangendo tanto o saber antigo e tradicional quanto o saber moderno e científico.
O corpo docente é composto por profissionais com ótima formação acadêmica, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado, com grande experiência nas disciplinas lecionadas.
As aulas são planejadas na forma de exposições em multimídia, com textos, imagens, diagramas, gráficos, vídeos, exercícios e demonstrações práticas, nos quais, de forma integrada e significativa, os conceitos, imagens, ações, sons e expressões artísticas são conjugados de maneira a facilitar a compreensão e a memorização das ideias e dos procedimentos, possibilitando a aprendizagem.
O mercado de trabalho nessa área vem se ampliando, e esse especialista pode atuar em consultórios particulares, clínicas multiprofissionais, organizações, escolas, hospitais, clubes e academias.
Neste curso o aluno irá estudar as disciplinas e os temas abaixo, em ordem lógica, para uma mais efetiva aprendizagem. As sequências, a seguir, apenas relacionam alguns dos diversos assuntos abordados.


Carga Horária: 360h divididas em 9 meses, mais a apresentação do TCC.


Público-Alvo: graduados na área da Saúde, Educação, Psicologia e Ciências Sociais

Disciplinas/Conteúdo
• Introdução à Meditação
Conceito de meditação.
Origens antropológicas e históricas da meditação.
Diferenças entre reflexão e meditação.
Breve histórico da meditação no  Brasil e no mundo.
Panorama atual da pesquisa e ensino da meditação.
Fenomenologia e meditação.
Uso de recursos auxiliares.
A entrevista  de ajuda psicológica, na prática da docência da meditação.
Atitudes dos professores-conselheiros.
Campos de aplicação profissional.  
•  História da Meditação
Conceitos de sistema, método e técnica.
Conceitos de época e cultura.
Sistema cristão.
Sistema budista.
Sistema iogue.
Sistema sufi.
Sistema esotérico egípcio.
Sistemas rosacruzes.
Sistema transcendental.
Sistema transpessoal.
•  Bases Psicofisiológicas da Meditação
Definição, tipos de meditação e várias formas de meditar.
Efeitos da meditação nos Sistemas Endócrino, Cardiológico, Imunitário e Digestório.
Funcionamento neuropsicológico. Sistema respiratório e sua importância na meditação. Meditação, cura de doenças e câncer.
Autoconhecimento, discernimento, aprendizagem, atenção e concentração.
Meio ambiente, meditação, saúde humana e aplicação clínica da meditação.
Alguns efeitos fisiológicos e bioquímicos da meditação.
Meditação e o mundo corporativo.
•  Meditação Clínica
Cenário cultural e científico moderno.
Contextualização da Meditação Clínica.
Personalidade humana I – estrutura e dinâmica.
Personalidade humana II - desenvolvimento.
Transtornos emocionais l – causas e consequências.
Transtornos emocionais ll - tipos.
Relação entre harmonia e amor.
Método da Meditação Clínica.
Campos de utilização profissional da Meditação Clínica
•  Didática do Ensino da Meditação
A importância da didática.
Significado educacional da didática.
Bases filosóficas do ensino da meditação.
Conceitos de pedagogia e didática,
Teorias pedagógicas I.
Teorias pedagógicas II – complementos.
Pensadores – filosofia da educação.
História da educação brasileira.
Métodos e técnicas de ensino.
• Ética da Pesquisa e Ensino da Meditação
Conceitos de ética e moral.
Os valores e a existência.
O pensamento platônico e a supremacia da razão.
A ética na obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles.
A ideia de finalidade e vocação no pensamento cristão.
O pragmatismo de Maquiavel.
O pensamento de Nietzsche.
A liberdade em Sartre.
Harmonia vs. Conflito: si mesmo e o outro.
O individualismo moderno, valores universais e direitos humanos.
• Meditação na Yoga e no Esporte
Conceito e história da yoga.
Kaivalyadhama Yoga Institute & Research Center.
Patânjali, Yoga Clássica e os sistemas tradicionais da yoga.
Conceito e história da psicologia do esporte.
Saúde mental e as reações emocionais na prática desportiva.
Eficiência emocional no esporte e a aplicação da yoga.
Ações suportivas na família, repouso e psicoterapia.
Diagnóstico, introspecção e controle do estresse.
Relaxamento psicossomático, hipnose e auto-hipnose.
Aconselhamento desportivo, condicionamento verbal e orientações nutricionais.
•  Metodologia da Pesquisa
Teoria do conhecimento, definição, objetivos, classificação da ciência.
Tipos de conhecimento, conhecimento científico e método científico. Formação da postura científica e as pesquisas científicas – definição, tipos e etapas.
Pesquisa bibliográfica e os sites para este tipo de pesquisa.
Como ler pesquisas e artigos científicos, tipos e classificação de estudos em ciência.
Estrutura, etapas e elaboração do projeto de pesquisa.
Critérios a serem observados na redação científica, citações e referências bibliográficas.
Palavras e expressões que devem ser evitadas e os 10 mandamentos da boa escrita.
Coleta, análise de dados, questões centrais e forma de análise.
Estatística descritiva e analítica, modelos padrão para tabelas e gráficos, normas ABNT.
Estrutura do trabalho de conclusão de curso e regras para apresentação em PowerPoint.

*Apresentação final e discussão dos trabalhos de conclusão de curso.
Encontro tele presencial ao término do curso, para realização da avaliação final e defesa escrita do TCC.

 

Professores e Coordenadores

Airton Papeschi - professor

Airton Papeschi graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos (2003), em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, especialização em fisiologia do exercício pela USP, mestrando em Ciências e Saúde pela UNIAN/SP. Atualmente atua como docente da Anhanguera Educacional, conteudista e professor de pós-graduação de cursos a distância da Universidade Estácio de Sá, e Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor no curso de Docência e Prática da Meditação.

 

Émerson Ferreira da Rocha - professor

Émerson Ferreira da Rocha possui Licenciatura Plena em Filosofia, habilitação em História pelo Centro Universitário Assunção (2005) e mestrado em filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2010). Durante o ano de 2008 foi professor de metodologia científica da Universidade São Judas Tadeu-USJT no curso de iniciação científica. Atualmente é coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em filosofia, sociologia e história da cultura no Brasil da Universidade Estácio de Sá, professor de filosofia no colégio Objetivo-SP e professor efetivo da Universidade Camilo Castelo Branco-UNICASTELO. Lecionou na rede pública estadual de São Paulo entre os anos de 2005 e 2010 e no colégio Boni Consilii entre os anos de 2009 e 2011. Professor no curso de Docência e Prática da Educação a Distância.

 

Luiz Carlos Carnevali Júnior – coordenador acadêmico

Luiz Carlos Carnevali Júnior possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1999), especialização em Fisiologia do Exercício pela FMU, Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. (ICB-USP). Realizou estágio de aperfeiçoamento em 2005 na Universidade de Montreal e doutoramento SANDWICH em 2007/2008 na Universidade de Potsdam, Alemanha. Em 2010 participou de um novo trabalho de colaboração com a Universidade de Montreal- Canadá. É coordenador e professor convidado da Universidade Gama Filho em cursos de Pós-graduação em todo o Brasil. Coordenou o curso de Pós-Graduação em Fisiologia e Bioenergética Aplicada a nutrição e exercício na UNIAMÈRICA (Foz do Iguaçu -PR). Coordena e a tua como professor convidado no curso e Fisiologia do exercício na UniFMU. Atua ainda como coordenador do curso de graduação em Educação Física na Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra. Professor do curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Autor de livros nas áreas de Bioquímica, Biologia e emagrecimento. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em metabolismo, fisiologia, genética, suplementação esportiva e emagrecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento intermitente, treinamento, emagrecimento, suplementação esportiva, biologia molecular, metabolismo, fisiologia celular e do exercício e câncer. Autor dos livros: Exercício, Emagrecimento e Intensidade do Treinamento (segunda edição) e Biologia e Bioquímica: Bases Aplicadas as Ciências da Saúde. Coordenador Acadêmico dos cursos de Docência e Gestão na Educação a Distância e Docência e Prática da Meditação.

 

Ricardo Mazzonetto – professor e coordenador técnico

Ricardo Mazzonetto formou-se em Psicologia pela Universidade de Guarulhos entre os anos de 1973 e 1977 num total de 10 semestres letivos, recebendo graduação em licenciatura plena, bacharelado e formação profissional. Fez pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Clínica pela Universidade Metodista de São Paulo tendo recebido seu certificado em 1984, com 400 horas de aulas presenciais. Em 2002 recebeu os títulos de especialista profissional em Psicologia Clínica e em Psicologia Escolar e Educacional, outorgados pelo Conselho Regional de Psicologia – 6ª região (CRP/06-SP e MS).
Ainda como estudante, em 1976, teve a oportunidade de participar do primeiro Encontro da Pessoa, seminário sobre a Abordagem Centrada na Pessoa, ministrado diretamente por Carl R. Rogers e seus auxiliares, o que influenciou grandemente a sua vida profissional e acadêmica, dali em diante.
Fez vários cursos complementares, com foco na Psicologia Transpessoal voltada à saúde, visando aumentar seu cabedal de conhecimentos necessários ao bom desempenho funcional:  1º Encontro da Pessoa, seminário dirigido por Carl R. Rogers; Psicologia do Excepcional nas Casas André Luiz; Saúde Pública, Instrutores na Área Hospitalar I e II, e Formação de Agentes de RH na Secretaria de Higiene e Saúde da PMSP; Neurolinguística, 3º e 4º Simpósio de Parapsicologia e Medicina, e Terapia Regressiva na Associação Médica Espírita de São Paulo; Terapia Regressiva na Associação Brasileira de Terapia de Vida Passada; Mind Control Basic Lectures no Silva Mind Control;  Hipnose Médica na Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo; e Formação de Professores de Yoga no Centro Universitário das FMU . Ressalta-se o fato de ter recebido treinamento terapêutico direto de dois dos maiores nomes da Terapia Regressiva: Morris Netherton e Hans Ten Dan, em 1986. Recebeu o título de terapeuta-didata pela ABTVP, em 1987, foi um de seus fundadores e diretor de ética no período compreendido entre 1987 a 1990. É coautor do livro Terapia de Vida Passada - Uma abordagem profunda do inconsciente, Summus Ed.,1986, SP. Foi, também, membro da Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo. Carga horária total: 602 horas.
Seus estágios profissionalizantes foram os seguintes: estágios supervisionados de graduação em Psicologia Clínica, Escolar e do Trabalho, e Técnicas do Exame Psicológico na Universidade de Guarulhos; Psicologia Educacional na Casa da Criança Lírio dos Vales – Guarulhos; Psicologia do Excepcional nas Casas André Luiz; Licenciatura em Psicologia no Colégio Nove de Julho; e aconselhamento psicológico em consultório particular. Carga horária total: 1910 horas.
Suas experiências psicoterapêuticas, enquanto cliente, fator fundamental ao sucesso profissional como psicólogo clínico, incluem: Hipnoterapia, Terapia Regressiva e Terapia Cognitivo-Comportamental, num total de 4 anos.
Professor do ensino médio e do universitário de psicologia desde 1983, em cursos presenciais e a distância, atuou no Colégio Integrado de Guarulhos, Escola Estadual José Alves de Cerqueira César – Guarulhos, Universidade de Guarulhos, Universidade Cidade de São Paulo, Faculdades Integradas de Guarulhos, Faculdades de Ciências e Letras Integradas de Guarulhos e Universidade Gama Filho. Deu vários cursos de parapsicologia, em nível de extensão universitária, na Universidade de Guarulhos.
Vem se dedicando, desde 2011, à educação a distância sendo autor de disciplinas, professor e coordenador técnico dos cursos Docência e Gestão na Educação a Distância e Docência e Prática da Meditação, presentemente prestando serviços na Universidade Estácio de Sá e Universidade de São Caetano do Sul.
Sua experiência como docente atinge a marca de 37 anos de atuação, em cursos presenciais e a distância.
Na área da Psicologia Clínica prestou serviços no Posto de Saúde José Bonifácio II, e em seu consultório particular, no período compreendido entre os anos de 1982 e 2019, perfazendo, igualmente, 37 anos de atividades, nesta especialidade.
Atuou com psicólogo escolar e educacional no Colégio Virgo Pontes – Guarulhos, Colégio Luiza de Marillac – São Paulo e na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, totalizando 11 anos de trabalho nesta área. Tem o título, expedido pelo Conselho Regional de Psicologia – 6ª Região, de Supervisor em Psicologia escolar e Educacional.
Na área da Psicologia Desportiva, colaborou com a Confederação Brasileira de Pankration Athlima, no trabalho de preparação psicológica de seus atletas, entre os anos de 2001 e 2002.
No campo da Psicologia Organizacional e do trabalho trabalhou como funcionário ou consultor, atendendo diversas empresas e órgãos públicos: Hospital Waldomiro de Paula – São Paulo, Banco do Brasil – Ag. Central, SABESP, e Brasmetal Waelzholz – Diadema/SP.
Como radialista apresentou diariamente, na Rádio Boa Nova de Guarulhos, nos anos de 1998 e 1999, os programas: Estresse - Causas e Consequências, e Saúde Mental.
Em resumo, prestou serviços nas seguintes organizações empresariais, médicas e educacionais: Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Banco do Brasil – Agência Central, Brasmetal Waelzholz – Diadema, Casas André Luiz – Guarulhos, Confederação Brasileira de Pankration Athlima – Guarulhos, Colégio Guilherme de Almeida – Guarulhos, Colégio Integrado de Guarulhos, Colégio Luiza de Marillac – São Paulo, Colégio Virgo Potens – Guarulhos, E. E. Cerqueira César – Guarulhos, Faculdades Integradas de Guarulhos – FIG, Faculdades de Filosofia Ciências e Letras – FAFICIL – Guarulhos, Universidade das Faculdades Metropolitanas Unidas – UniFMU, Universidade Gama Filho – Central de Cursos/SP, Universidade de Guarulhos – UnG, Universidade Nove de Julho – UniNOVE, Companhia Do Saneamento Básico de São Paulo –SABESP, Hospital Waldomiro de Paula -  PMSP, Posto de Saúde José Bonifácio II, Rádio Boa Nova – Guarulhos, Universidade Estácio de Sá – UNESA e Universidade de São Caetano do Sul – USCS.
Desenvolveu, também, estudos especiais e pesquisas, sendo as seguintes: estudo especial da Raja-Yoga desde 1974, monografia: “Bloqueios e Resistências em Hipnoterapia” (ABTVP – trabalho apresentado para a outorga do título de terapeuta-didata em TVP - 1987); monografia: “Estados Alterados da Consciência em Terapia de Vida Passada”, publicada in Pincherle & outros – Terapia de Vida Passada: uma abordagem profunda do inconsciente, pág. 139 a 157, Summus Editorial, São Paulo, 1990; Pesquisa clínica: “Novas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental” (desenvolvida de 1996 a 2002 – a ser publicada em livro); “Pesquisa filosófica: “Harmonia –  Estrutura, Dinâmica, Desenvolvimento e Aplicações” (desenvolvida de 2003 a 2006 – a ser publicada em livro); Pesquisa clínica: “Aplicações Clínicas da Meditação” (desenvolvida entre 2007 e 2008 – a ser publicada em livro).
Sua experiência profissional pode ser resumida da seguinte forma: 46 anos de estudos especiais e pesquisas, 37 anos no ensino da psicologia, 37 em Psicologia Clínica, 11 na Psicologia Escolar e Educacional, e dois e cada uma das seguintes áreas: Psicologia Organizacional, Psicologia Desportiva e Difusão Radiofônica da Psicologia.
Aposentou-se em 2019, mantendo as atividades como coordenador técnico e tutor dos cursos de Docência e Prática da Meditação e Docência e Gestão na Educação a Distância, e supervisor de qualidade dos cursos de Educação a Distância da Universidade Estácio de Sá.
Exerce o cargo de presidente administrativo da Associação de Amparo ao Autista – TRIA, desde 2016, como voluntário e sem quaisquer remunerações.

 

COMENTÁRIOS FINAIS

Estou certo de que, todos aqueles que vierem a fazer este curso estarão dando um passo adiante na nossa cultura, visto que atuarão como inovadores neste campo por terem desenvolvido a capacidade do ensino da meditação, dentro de uma ampla visão, que engloba tanto o conhecimento tradicional e místico, quanto o moderno e científico.

Para os que já estudam e praticam a meditação dentro de uma das escolas do pensamento tradicional, certamente irão se beneficiar com os acréscimos filosóficos e científicos deste programa.

E, para os estudantes que estão para começar, estarão adquirindo um conhecimento que lhes propiciará o ingresso neste campo, ao mesmo tempo tão antigo e tão atual.

Espero conhecê-los mais de perto e poder contribuir com o aperfeiçoamento de seus saberes.

 

28/07/2020 - (data prevista para início do curso)
TURMA CONFIRMADA!!
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